Pancadaria verbal como forma de fazer a disputa eleitoral.
Não estou entre os que ficam pensando que temporada de caça
ao voto é momento propício para os concorrentes apresentarem suas melhores
características ao distinto público vontade. A realidade da disputa faz aflorar
nos concorrentes o desejo de vencer a qualquer custo. Talvez por isso mesmo os
envolvidos na peleja acabem se decidindo por, em vez de apresentar propostas de
trabalho, destacar os pontos falhos do adversário. Por outra, o foco é “desconstruir”
o adversário visto como o inimigo a ser dizimado.
No futebol antigamente denominado de várzea, o pessoal
costuma dizer que, do pescoço para baixo, tudo é canela. Dessa forma o espaço
no corpo do adversário que pode receber porrada é aumentado. E o jogo, como
todo mundo sabe perfeitamente, é sempre bruto mesmo. Inclusive no caso do futebol feminino não tem
essa de delicadeza das meninas não, senhor. O pau canta mesmo. Não há intenção
alguma de fazer graça neste caso. Não tem trocadilho algum, se é que me
entende. Em havendo disputa, o jogo jogado é sempre pesado, onde o filho chora
sem que a mãe veja. Pior, neste exemplo, as mães veem e muitas choram junto.
Nas campanhas eleitorais a coisa não é muito diferente do
que ocorre nos campos de futebol. Os envolvidos no jogo descem a porrada de
forma recíproca e tentam disfarçar que estão “jogando na bola”, enquanto o
objetivo claro ali é, não raras vezes, a canela, o joelho, o tornozelo, do
adversário. Sem esquecer as “partes baixas”, vale lembrar. E mesmo sabendo que
a partida está sendo filmada, não falta jogador que tenta enganar a imagem
captada pela lente das câmeras que mostram o lance sob os mais diferentes
ângulos.
Quando a gente observa o que os candidatos a presidente da
República, Aécio (PSDB) e Dilma (PT), e os candidatos a governador de Goiás,
Iris (PMDB) e Marconi (PSDB), engalfinhados na briga agora em segundo turno,
fazem uns aos outros, a gente percebe semelhanças com o que ocorre em muitas
partidas de futebol. Eles se xingam reciprocamente mas nunca sempre afirmam que
quem começou a pancadaria foi o outro. E fazem isso na maior cara dura. É
incrível como ninguém se dá por achado, dá o tapa, esconde a mão e joga a culpa
no concorrente.
Se no futebol os torcedores estão lá para repercutir cada
lance, enaltecendo o jogador do time do coração e detonando o atleta da equipe
contrária, nos embates políticos, os apoiadores desempenham semelhante papel.
Tudo que o seu candidato diz ou a sua campanha veicula assume ares de verdade
absoluta e passa a ser replicado e compartilhado em comentários e
principalmente nas chamadas redes sociais, com destaque absoluto para o Twitter
e o Facebook.
E como quem “conta um conto aumenta um ponto”, em temporada
de caça ao voto, a mensagem vai sendo elevada em seu tom até beirar algo muito
próximo ao xingamento puro e simples, que vai acabar em algo também bastante
parecido a uma briga de rua, daquelas em que há tapas, socos, pontapés, tiros e
facadas também. O negócio é muito sério, que ninguém se iluda não.
Mas a pergunta que me ocorre é será que isso tem quer ser
assim? Ou será que em disputas pelos votos dos eleitores só existe um jeito
para se ganhar, falando mal do adversário, realçando-lhe o que se entende por
defeitos? É isso mesmo? Será que para vencer uma campanha eleitoral não tem
outro jeito, o candidato precisa agir com cinismo, dizer uma coisa e fazer
outra, atribuir ao adversário o quem nem sempre o cara falou ou fez?
Pelo que
assistimos dia sim e outro também nas campanhas eleitorais a resposta a essas questões,
infelizmente, não é muito animadora não. Até porque, os profissionais mais
importantes, contratados quase que a peso de ouro, os marqueteiros políticos,
atuam segundo uma espécie de manual contendo a receita de bolo para uma
campanha vitoriosa toda baseada em ataques deste jaez (que palavra é essa,
gente?).
Todavia, internautas queridos, se os caras agem dessa forma,
não me iludo, é porque o público ou aprova ou não está nem aí. Ora, ninguém,
muito menos os marqueteiros políticos e seus contratantes, vai nadar contra a
correnteza. Se o eleitorado reprovasse veementemente esse tipo de estratégia
política, certamente os protagonistas das disputas eleitorais mudariam a
prática. Quanto a isso não tenho dúvida alguma.
Mas também concordo que os protagonistas, os políticos, é que
deveriam se preocupar em melhorar o nível da disputa, a qualidade da
argumentação, a forma de se relacionar com o adversário, afastando o cinismo e
a falsidade, pois isso haveria de influenciar os eleitores, talvez até
despertando neles um jeito diferente de enxergar a política, suas tricas e
futricas. No entanto, pelo menos nessa edição, a gente não precisa se iludir quanto
à elevação da qualidade dos futuros embates eleitorais em terras brasileiras,
goianas em especial. E tenho dito!
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