Black Friday no Brasil, hein? Sei...
Noticiário
de hoje mostra consumidor decepcionado com o comércio tupiniquim
A Black Friday é uma “ação de vendas anual” que acontece no
Estados Unidos na sexta-feira após a Ação de Graças, comemorada
na 4ª quinta-feira do mês de novembro. Por lá os caras realmente
baixam os preços e os consumidores compram produtos bons de verdade,
não tem essa de anunciar uma coisa e empurrar outra, na distinta
frequesia. Foi em 2010 que realizaram essa promoção pela primeira
vez em terras brasileiras. Agora, na sexta-feira (27), aconteceu mais
uma edição da Black Friday e hoje, segunda-feira (30), eis que o
noticiário deu conta da reclamação de várias pessoas, que se
sentiram com caras de trouxas ao tentar aproveitar, não raras vezes
em vão, as promoções divulgadas pelo comércio.
Por
essas e outras o “esforço de vendas” está sendo chamado de
“Black Fraude”. Isso certamente não é legal para as empresas
que levam os negócios a sério e respeitam os direitos dos
consumidores, mantendo a palavra ou propaganda levada ao freguês e à
freguesa, razão de ser de qualquer estabelecimento comercial, não é
verdade? Mas, por aqui, nessas ocasiões, a banda vem tocando
diferente, uma música algo fora do bom tom, digamos assim. Se não,
veja a seguir.
No
jornal da TV Anhanguera, por exemplo, na reportagem intitulada "Consumidores reclamam de problemas após a Black Friday, em Goiânia", uma mulher reclamava do mau atendimento recebido de um
vendedor que roeu a corda durante a negociação, pois lhe ofereceu
um notebook de 4 GB por 899 reais e estava entregando outra coisa. Na
mesma matéria, uma dentista fez um pedido de um produto em que o
anúncio falava que o frete era grátis, mas no site, o envio custou
R$ 7,50. Por sua vez, uma representante do Procon/GO deu nome aos
bois: Propaganda enganosa. Lamentável isso, né?
Se
os caras brincam assim de fazer negócio dessa maneira, em plena luz
do dia, sob os holofotes da grande mídia e todo mundo ali de olho,
pensa no que não deve acontecer no dia a dia em que o comércio
realiza milhões de transações de vendas aos clientes e então fica
quase impossível prestar atenção ao que ocorre nos milhares e
milhares de pontos de venda deste Brasil de meu Deus. É, dá um
arrepio só de pensar num trem desses. Parece que prometer uma coisa
e entregar outra bem diferente está longe de ser característica
única dos políticos brasileiros, se é que me entendem.
E
para terminar, isso tudo me fez lembrar aquela coisa de se apelar
quando o sujeito bota um apelido em outra pessoa. Se o camarada apelidado resolve ficar bravo e apela feio, aí que não tem
escapatória, o apelido gruda pior do que chiclete e em muitos casos
jamais é esquecido. Estou com a impressão de que os caras do
marketing vão ter que rebolar no Brasil para tirar esse ranço de
“Black Fraude” do “esforço de vendas” anunciado como “Black
Friday”. Quem viver, verá.
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