A reforma administrativa do prefeito Jânio Darrot já está na Câmara Municipal
Projeto
do prefeito cria 10 secretarias municipais e 4 agências
Prefeitura de Trindade: Reforma Administrativa a caminho (Imagem: Ionildo Sanches) |
O
prefeito Jânio Darrot (PSDB) encaminhou à Câmara Municipal de
Trindade, na sexta-feira (2), o Projeto de Lei nº 20, de 29/11/2016,
que, naquele palavreado polido dos textos jurídicos, “dispõe
sobre a organização administrativa da Prefeitura Municipal de
Trindade, reformula a estrutura organizacional básica e complementar
do Poder Executivo Municipal”. De um modo mais simples, a gente
pode dizer que isso aí tem a ver com a reforma administrativa da
Prefeitura da “Capital da Fé”.
A
matéria está agora sob a análise dos vereadores, que dificilmente
vão criar dificuldades. No Legislativo trindadense o prefeito sempre
obteve vitória para as iniciativas que fez tramitar por lá. E além
do mais, a edilidade costuma ser até dócil´, principalmente “se
o projeto é bom para a comunidade”, suas excelências votam sim e
estamos conversados.
Dando
uma espiada no projeto temos que, a partir de 1 de Janeiro de 2017, a
Prefeitura de Trindade terá 10 Secretarias, 4 Agências, órgãos
como a Procuradoria Geral, a Controladoria Geral e o Instituto de
Previdência dos Servidores Públicos de Trindade (TRINDADEPREV),
além das chefias dos Gabinetes do vice-prefeito e do prefeito. Isso
tudo somado dá um total de 15 cargos, digamos, do primeiro escalão
do governo municipal e 4 cargos um pouquinho abaixo na estrutura
administrativa da Prefeitura da “Velha Trindade da Fé e do Amor”.
O
projeto trata também das funções de Chefia e Direção e
Assessoramento Intermediário (DAI) e Superior (DAS). Por exemplo,
uma função de DAI terá remuneração de R$ 2.000,00. Já as
funções DAS terão remunerações de R$ 3.000,00 até o valor
máximo de R$ 10.021,00. Cargos de Assessor Especial (I, II e III)
tiveram as respectivas remunerações estabelecidas de R$ 950,00 a
até R$ 1.500,00. Assessor Técnico (I, II e III) terá remuneração
de R$ 1.800,00, R$ 2.200,00 e R$ 2.600,00, respectivamente. Assessor
Especial Técnico (I e II) ficou com remuneração estabelecida em R$
3.000,00 e R$ 4.000,00, respectivamente.
Importante
destacar, em tempo, a existência ainda das Funções Comissionadas
(FC), um quantitativo de 220 vagas, cuja remuneração varia de R$
300,00 (FC I), a mais baixa, podendo chegar a R$ 2.280,00 (FC VIII),
o maior nível nesta faixa. E quanto às Funções Gratificadas de
Desempenho (FGD), existem apenas duas, a FGD I, no valor de R$ 400,00
e a FGD II, no valor de R$ 1.000,00. O projeto também estabelece a
quantidade e locais de lotação das vagas de funções dentro dos
setores da Prefeitura Municipal.
A
área administrativa da Prefeitura Municipal foi contemplada no
projeto em questão com 300 cargos de Assessor Especial I, 100 cargos
de Assessor Especial II e 40 cargos de Assessor Especial III. Por sua
vez, 20 cargos de Assessor Técnico I, 10 cargos de Assessor Técnico
II e 10 cargos de Assessor Técnico III. Por fim, 10 cargos de
Assessor Especial Técnico I e 10 cargos de Assessor Especial Técnico
II.
De
outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde terá 30 cargos de
Assessor Especial I (R$ 950,00); 40 cargos de Assessor Especial II
(R$ 1.200,00) e 20 cargos de Assessor Especial III (R$ 1.500,00). Por
seu turno, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura terá 80
cargos de Assessor Especial I (R$ 950,00); 30 cargos de Assessor
Especial II (R$ 1.200,00); 4 cargos de Assessor Especial III (R$
1.500,00); e 5 cargos de Assessor Técnico I (R$ 1.800,00).
A
iniciativa do prefeito reeleito Jânio Darrot pretende reduzir algo
como 30% dos cargos comissionados e temporários. Faz sentido,
evidentemente. Afinal de contas, os tempos estão difíceis,
sobretudo para o setor público. Essa crise política e financeira
que assola o Brasil todo, Goiás também e Trindade inclusive, requer
muito senso de responsabilidade dos gestores públicos. 2017 não
está surgindo no horizonte como alta temporada de vacas gordas, não
senhor. Todo cuidado, portanto, na boa gestão das finanças, é
muito bem-vindo, oportuno e necessário.
Agora
o trabalho está com os vereadores que irão analisar, discutir e
votar o projeto.
Veja
a nova estrutura administrativa da Prefeitura de Trindade
Secretarias
Municipais
- Gestão e Planejamento
- Finanças
- Desenvolvimento Regional
- Infra-estrutura, Trânsito e Transporte
- Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária
- Meio Ambiente e Serviços Urbanos
- Indústria, Comércio e Trabalho
- Assistência Social
- Saúde
- Educação e Cultura
- Gestão e Planejamento
- Finanças
- Desenvolvimento Regional
- Infra-estrutura, Trânsito e Transporte
- Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária
- Meio Ambiente e Serviços Urbanos
- Indústria, Comércio e Trabalho
- Assistência Social
- Saúde
- Educação e Cultura
Órgãos
- Procuradoria Geral do Município
- Controladoria Geral do Município
- Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Trindade
- Procuradoria Geral do Município
- Controladoria Geral do Município
- Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Trindade
Agências
Municipais
- Turismo e Eventos
- Segurança Pública e Patrimonial
- Esporte e Lazer
- Agricultura e Abastecimento
- Turismo e Eventos
- Segurança Pública e Patrimonial
- Esporte e Lazer
- Agricultura e Abastecimento
Chefias
dos Gabinetes
- Prefeito
- Vice-prefeito
- Prefeito
- Vice-prefeito
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.