Central de Serviços do INSS está no ar
Conheça
a ferramenta no endereço servicos.inss.gov.br
A
Central de Serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (Meu
INSS) já está no ar, em processo de acabamento. A ideia é permitir
o acesso às informações previdenciárias e a solicitação de
requerimentos de maneira rápida e simples pelo cidadão. O novo
canal está disponível no endereço: http://servicos.inss.gov.br/.
Segundo
a Chefe de Divisão de Atendimento da Superintendência Regional
Norte/Centro-Oeste (Divat/SR-V), Carla Gonçalves, o INSS está
atendo à evolução tecnológica. "O segurado quer informação
de forma cada vez mais rápida e desburocratizada. E o INSS está
caminhando a passos largos nessa direção", afirmou.
O
objetivo é romper com o modelo antigo de atendimento por meio de uma
nova abordagem em que a oferta de serviços, como extratos,
requerimentos e declarações possam ser feitos pela internet. Assim,
o segurado poderá, de casa, acessar diversos serviços do INSS
deixando de comparecer à uma Agência da Previdência Social (APS).
Carla
Gonçalves revelou que a pretensão é no curto prazo reduzir em 30%
a demanda espontânea das Agências do INSS. "Com isso, nosso
servidor poderá se dedicar ao reconhecimento do direito, a essência
de nossa atividade-fim, que é altamente especializada",
acrescentou.
Para
acessar a Central de Serviços, deve-se utilizar a versão mais
recente do navegador Mozilla Firefox ou do Google Chrome. Em primeiro
lugar, o usuário deve gerar o código de acesso no site e, em
seguida, ligar para a Central 135. Durante a ligação, são
realizadas cinco perguntas de segurança com base no CNIS para a
liberação do acesso.
A
implantação da Central de Serviços está sendo realizada por
etapas. Estão disponíveis: “Extrato CNIS”, “Carta de
Concessão”, “Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29”,
“Declaração de regularidade da situação do contribuinte
individual”, “Encontre uma agência”, bem como
requerimentos. Outros serviços como “Histórico de Crédito e
Consignação”, “Situação e Declaração de Benefício”,
“Nada Consta” e "Acompanhamento de Perícia Médica” serão
disponibilizados posteriormente.
O
piloto da Central de Serviços foi lançado por meio do
Memorando-Circular nº 46/DIRAT/INSS, emitido no dia 14 de novembro,
e tem duração de 45 dias. Tanto as dúvidas e os possíveis erros,
quanto as sugestões devem ser encaminhadas para a Divisão de
Padronização de Procedimentos e Métodos do Atendimento (DPPMAT) do
INSS pelo e-mail dppmat@inss.gov.br.
Texto
da Assessoria de Comunicação Social do INSS/
Superintendência
Regional Norte/Centro-Oeste
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