Trabalhador não precisa contratar ninguém para requerer aposentadoria

O atendimento nas agências do INSS é gratuito, precisa apenas agendar a data da entrada do requerimento






Nesta semana tomei conhecimento de um material circulando nos meios de comunicação de Goiânia “alertando” a pessoa para tomar cuidado ao contratar um profissional a fim de requerer aposentadoria junto à Previdência Social. Na verdade, o material que vi sugere ao trabalhador que é preciso contratar um profissional correto para representá-lo quando chega o momento de dar entrada no requerimento de benefício previdenciário. Só que não, como diz o pessoal nas redes sociais.

Seguinte, a legislação previdenciária vigente estabelece a gratuidade ao segurado que vai requerer benefícios em geral, também as aposentadorias. Dito de outra forma, o segurado não paga nada para requerer benefício previdenciário. Se a pessoa acha que precisa contratar, seja lá quem for, para comparecer a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e dar entrada no pedido de aposentadoria, está achando errado. Eis aí algo que não tem nada a ver com a realidade, pode apostar que sim.

O atendimento nas agências do INSS é totalmente gratuito, o segurado não paga taxa alguma para protocolizar requerimento de benefício. Para fazer isso é bem simples, basta agendar o serviço que quiser, a agência que preferir ser atendido, no dia e horas em que houver a vaga. Como se faz isso? Ligando para a Central de Teleatendimento do INSS 135. Só isso. Uma ligação telefônica abre as portas para o segurado e lhe garante a vaga para requerer o benefício.

Feito isso, os técnicos do INSS irão analisar a documentação apresentada e todos os dados do segurado que constam do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Estando tudo dentro da conformidade estabelecida pela legislação em vigor, o direito é reconhecimento, o benefício concedido e o pagamento se materializará diretamente ao trabalhador.

Antes disso, porém, havendo dúvida, o próprio segurado pode se dirigir a qualquer das agências do INSS espalhadas pelo Brasil inteiro, Goiás inclusive e Trindade também, e buscar informações, orientações, esclarecimentos sobre os seus direitos previdenciários. E para isso não é preciso pagar nada, nada, nada mesmo. Agora, se o caso tem a ver com o requerimento de benefício é só fazer contato com o INSS pelos diversos canais de comunicação.

A Central 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, e o segurado pode ligar de um telefone fixo (ligação gratuita), de um telefone público (ligação gratuita) ou de um telefone celular (custo de ligação local). E existe ainda o site da Previdência Social que é um ótimo canal de informação e, claro, agendamento dos serviços ofertados, não apenas o requerimento de benefícios. Recentemente, foi lançado o Meu INSS, importante instrumento de interação da instituição com os segurados.

O que é mesmo importante, fique muito bem claro para todos os segurados, é que isso de ter que contratar quem quer que seja para, em seu nome, dar entrada em requerimentos de aposentadorias junto ao INSS é incorreto. Inexiste esta necessidade, conforme falamos. Segurado, fique atento aos seus direitos. Tem muita gente esperta por aí de olho no seu dinheiro a pretexto de defender o que já lhe pertence. É isso aí!


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