Trabalhador não precisa contratar ninguém para requerer aposentadoria
O
atendimento nas agências do INSS é gratuito, precisa apenas agendar
a data da entrada do requerimento
Nesta
semana tomei conhecimento de um material circulando nos meios de
comunicação de Goiânia “alertando” a pessoa para tomar cuidado
ao contratar um profissional a fim de requerer aposentadoria junto à Previdência Social. Na verdade, o material que vi sugere ao
trabalhador que é preciso contratar um profissional correto para
representá-lo quando chega o momento de dar entrada no requerimento
de benefício previdenciário. Só que não, como diz o pessoal nas
redes sociais.
Seguinte,
a legislação previdenciária vigente estabelece a gratuidade ao
segurado que vai requerer benefícios em geral, também as
aposentadorias. Dito de outra forma, o segurado não paga nada para
requerer benefício previdenciário. Se a pessoa acha que precisa
contratar, seja lá quem for, para comparecer a uma agência do
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e dar entrada no pedido de
aposentadoria, está achando errado. Eis aí algo que não tem nada a
ver com a realidade, pode apostar que sim.
O
atendimento nas agências do INSS é totalmente gratuito, o segurado
não paga taxa alguma para protocolizar requerimento de benefício.
Para fazer isso é bem simples, basta agendar o serviço que quiser,
a agência que preferir ser atendido, no dia e horas em que houver a
vaga. Como se faz isso? Ligando para a Central de Teleatendimento do INSS 135. Só isso. Uma ligação telefônica abre as portas para o
segurado e lhe garante a vaga para requerer o benefício.
Feito
isso, os técnicos do INSS irão analisar a documentação
apresentada e todos os dados do segurado que constam do Cadastro
Nacional de Informações Sociais (CNIS). Estando tudo dentro da
conformidade estabelecida pela legislação em vigor, o direito é
reconhecimento, o benefício concedido e o pagamento se materializará
diretamente ao trabalhador.
Antes
disso, porém, havendo dúvida, o próprio segurado pode se dirigir a
qualquer das agências do INSS espalhadas pelo Brasil inteiro, Goiás
inclusive e Trindade também, e buscar informações, orientações,
esclarecimentos sobre os seus direitos previdenciários. E para isso
não é preciso pagar nada, nada, nada mesmo. Agora, se o caso tem a
ver com o requerimento de benefício é só fazer contato com o INSS
pelos diversos canais de comunicação.
A Central 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, e o
segurado pode ligar de um telefone fixo (ligação gratuita), de um
telefone público (ligação gratuita) ou de um telefone celular
(custo de ligação local). E existe ainda o site da Previdência
Social que é um ótimo canal de informação e, claro, agendamento
dos serviços ofertados, não apenas o requerimento de benefícios.
Recentemente, foi lançado o Meu INSS, importante instrumento de
interação da instituição com os segurados.
O
que é mesmo importante, fique muito bem claro para todos os
segurados, é que isso de ter que contratar quem quer que seja para,
em seu nome, dar entrada em requerimentos de aposentadorias junto ao
INSS é incorreto. Inexiste esta necessidade, conforme falamos.
Segurado, fique atento aos seus direitos. Tem muita gente esperta por
aí de olho no seu dinheiro a pretexto de defender o que já lhe
pertence. É isso aí!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.