COMBATE ÀS FRAUDES: Fraudadores se passam por representantes da Previdência para aplicar golpes contra cidadãos
Previdência
orienta seus segurados a não realizarem depósitos em conta bancária
nem fornecerem dados pessoais a terceiros
Da
Redação (Brasília) A Secretaria de Previdência do Ministério
da Fazenda alerta à população contra golpes praticados por
fraudadores que se passam por representantes do órgão para oferecer
benefícios e extorquir os segurados. De acordo com dados da
Ouvidoria Geral da Previdência Social até julho deste ano já foram
registrados 732 denúncias relatando esse tipo de fraude. Em 2016,
foram cadastradas 948 manifestações na Ouvidoria reportando esses
tipos de golpes.
As
pessoas devem ficar atentas para não serem vítimas desses tipos de
golpes. A Previdência não cobra para prestar um serviço que é um
direito do cidadão que contribuiu a vida inteira para ter direito a
seu benefício, afirma o Secretário de Previdência, Marcelo
Caetano.
A
abordagem dos fraudadores costuma acontecer da seguinte forma: os
criminosos entram em contato, por telefone, com segurados e se
identificam como integrantes do Conselho Nacional de Previdência
(CNP) oferecendo algum tipo de benefício. Afirmam que o aposentado
ou pensionista teria direito a receber valores atrasados, geralmente,
grandes quantias de dinheiro, e pedem que entrem em contato com eles
por meio de um número de telefone.
Quando
o cidadão faz a ligação, os fraudadores pedem ao segurado que
informem dados pessoais e solicitam o depósito de determinada
quantia em uma conta bancária, para liberar um pagamento que não
existe.
O
aposentado Reynaldo Stefano de 78 anos foi vítima desse tipo de
abordagem, mas ao invés de ligar para a quadrilha, ele entrou em
contato com a Previdência para saber do que se tratava. Eles
ligaram aqui na minha casa informando que eu teria direito a receber
um valor referente a uma revisão no meu benefício, mas antes de
ligar para o telefone que eles me informaram entrei em contato com a
Previdência e constatei que se tratava de um golpe, afirma.
A
abordagem dos estelionatários varia
Há
situações em que os fraudadores enviam documentos a segurados se
passando por uma falsa Auditoria Geral Previdenciária,
convocando-os a uma Chamada para Resgate. Segundo o documento, os
segurados teriam direito a resgaste de valores devidos a
participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da
folha de pagamento como aposentadoria complementar.
A
Secretaria de Previdência esclarece que não entra em contato com
seus segurados por meio desse tipo de abordagem, muito menos tem
algum tipo de relação com planos de previdência complementar para
segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os
benefícios que são pagos mensalmente pelo INSS são da previdência
pública, contributiva por todos os trabalhadores filiados ao Regime
Geral de Previdência Social.
Em
outras situações, os criminosos abordam os segurados e afirmam que
estes teriam direito a receber valores referentes a uma falsa revisão
de benefícios concedidos à época do governo Collor. Mas na verdade
trata-se de um golpe. Todas as revisões de benefícios realizadas
pela Previdência são baseadas na legislação e os segurados não
precisam realizar nenhum pagamento para ter direito a qualquer
benefício.
Há
casos também em que a quadrilha entra em contato com o segurado para
informar que teriam direito a receber precatórios, solicitando o
cidadão que entre em contato por meio do número de telefone
informado e para que o valor seja rapidamente liberado.
Outras
vezes, os fraudadores enviam ofícios e comunicações em nome da
Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc),
autarquia vinculada ao ministério da Fazenda, orientando aos
participantes e assistidos sobre o direito de resgate de
contribuições de planos de aposentadoria complementar. Para isso,
solicitam informações pessoais ou bancárias dos cidadãos,
cobrando pelos serviços prestados ou custas judiciais.
Dados
pessoais
A
Previdência informa aos cidadãos que não solicita dados pessoais
dos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realiza
nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento nem realizar
seus serviços. A principal recomendação da instituição para os
seus segurados é que não utilizem intermediários para entrar em
contato com a Previdência e, em hipótese alguma, depositem qualquer
quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.
O
cidadão pode telefonar para a Central 135 e agendar uma visita a uma
Agência da Previdência Social (APS), onde será atendido por um
servidor especializado que tomará as providências cabíveis e
prestará todos os esclarecimentos necessários. A Previdência
também alerta a população para que não forneça os seus dados
pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados
para fins ilícitos. Todos os serviços da Previdência Social são
gratuitos.
Caso
o cidadão seja vítima desse tipo de abordagem, a Previdência
orienta este para que não efetue nenhum depósito em conta bancária
ou forneça seus dados pessoais para terceiros que se passam por
representantes do órgão. É importante também que o cidadão
registre imediatamente um boletim de ocorrência na Polícia Civil e
comunique o fato à Ouvidoria Geral da Previdência Social. Para
entrar em contato com a Ouvidoria, basta ligar na Central 135 ou
acessar a página da Secretaria de Previdência
(www.previdencia.gov.br)
na internet.
Lígia
Borges, Assessoria de Imprensa do Secretaria de Previdência.
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