INSS diminui distância entre segurados e benefícios a partir do dia 21 de maio
Medida
representa fim do tempo de espera para ser atendido
A
partir de segunda-feira (21) o Instituto Nacional do Seguro Social
(INSS) vai encurtar a distância entre o segurado e o benefício. Ao
acessar o Meu INSS ou
ligar para o 135, ao invés de agendar uma data para ser atendido, o
segurado receberá direto o número do protocolo de requerimento,
eliminando a etapa do agendamento. A medida vale inicialmente para os
benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade
urbanos.
É
o fim, aos poucos, do modelo convencional em que o segurado agenda
uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Agora,
ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou
pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado para ir à
agência do INSS.
Nos
casos em que as informações previdenciárias necessárias para o
reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será
possível então a concessão automática do benefício, isto é, a
distância.
Com
a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma
agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia
de ser atendido em uma agência perto da sua residência. Além do
mais, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser
atendido.
E
com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o
tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos
poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros
benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.
Seu
INSS
O
Meu
INSS
já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível
pelo computador ou celular.
Estão
sendo investidos esforços para melhoria do Meu INSS: canal que
permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de
casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.
E,
a partir do dia 24 de maio, vários serviços que antes eram
atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão realizados
com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu
INSS ou telefone 135.
Confira
a lista dos novos serviços agendáveis abaixo.
- Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
-
Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
-
Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
-
Atualizar dados cadastrais do beneficiário
-
Alterar meio de pagamento
-
Cadastrar Declaração de Cárcere
-
Transferir Benefício para outra Agência
-
Desistir de Aposentadoria
-
Cadastrar ou Renovar Procuração
-
Cadastrar ou Renovar Representante legal
-
Reativar Benefício
-
Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
-
Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
-
Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
-
Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
-
Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
-
Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
-
Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
-
Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
-
Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
Informações da Assessoria de Imprensa do INSS/DF
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