A Campanha da Fraternidade em prática no ambiente escolar
Se
não colocamos em prática aquilo que acreditamos, de que adianta?
Wagner Botelho dos Santos (Foto: Divulgação) |
A
Campanha da Fraternidade, ação realizada anualmente pela
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da
Quaresma, tem como objetivo aproveitar este tempo favorável que
antecede a Páscoa para despertar a solidariedade dos seus fiéis e
da comunidade em relação a um problema concreto que envolve a
sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é
escolhido um mote, que define a realidade concreta a ser
transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a
transformação. Em 2020, o tema será: “Fraternidade e vida: dom e
compromisso”, que tem como missão, conscientizar para o sentido da
vida como dom e compromisso, que se traduzem em relações de cuidado
entre as pessoas, na família, na comunidade e na sociedade.
O
ambiente escolar é também um celeiro para fomentar discussões e
organizar ações intercurriculares, colocando em prática assuntos
de nosso currículo pedagógico. Por meio dos elementos
inculturadores, os educadores podem dinamizar a temática nas
sequências didáticas, projetos de intervenção, investigação e
transversalmente no próprio conteúdo de sala de aula. Por meio da
campanha os educadores podem dinamizar a temática, utilizando em
projetos de intervenção, investigação e no próprio conteúdo de
sala de aula.
A
escola, de modo especial, a Rede Marista de Colégios, assume como
projeto educativo todos os anos a Campanha da Fraternidade. Todos os
anos as novas temáticas abrem muitas possibilidades de investigação,
pesquisa, conscientização e mudança.
Propõe-se
realizar atividades sistemáticas dentro da vida das crianças,
adolescentes e jovens, vivenciando a temática e produzindo efeitos
na vida dos alunos, educadores e familiares. Toda ação educativa
necessita do engajamento do tripé família, escola e aluno. A
autêntica transformação da educação precisa do comprometimento
de todos os envolvidos no processo. Unificar conhecimento teórico e
prático responde ao cultivar e guardar a criação.
No
Colégio Marista Glória, o Núcleo de Pastoral deu início à
temática apresentando a todas as turmas, da Educação Infantil ao
Ensino Médio. Como exercício, pensamos em algumas perguntas-chave:
“Como é a vida urbana de nosso município?”; “Quais os pontos
positivos e negativos de nossa vida?”; “Consigo enxergar, com
empatia, as pessoas que sofrem e se encontram sem esperança de
viver?”; “Valorizo, divulgo e fortaleço as inúmeras iniciativas
já existentes em favor da vida?”; “Promovo com minhas ações a
fraternidade e o cuidado como caminho de superação da indiferença
e da violência?”, e por último: “Se temos problemas, o que
deveria ser feito para que os espaços no Colégio se tornassem mais
apropriados?”
Agora,
as turmas e professores terão o desafio de alargar o olhar e
perceber o que ameaça a nossa vida como um todo. De maneira bem
concreta e encarnada, queremos propor atitudes e comportamentos que
coloquem nossa fé em prática, trazendo luz a
uma série de angustiantes indagações: “O que aconteceu
conosco?”; “Por que vemos crescer tantas formas de violência,
agressividade e destruição?”; Perdemos, de fato, o valor da
fraternidade?”. As reflexões irão além da Quaresma e os
registros serão apresentados na Mostra Científico-Cultural do
Colégio, agendada para outubro, e aberta para toda nossa comunidade
educativa.
Se
não colocamos em prática aquilo que acreditamos, de que adianta? O
cristianismo se expandiu e atrai fiéis até hoje por conta do
testemunho, compaixão e caridade.
Wagner
Botelho
é Coordenador do Núcleo de Pastoral do Colégio Marista Glória,
localizado na Zona Central de São Paulo (SP).
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