E a instalação de semáforo no centro de Trindade está demorando

Aumento brutal da frota de veículos requer atenção total das autoridades de trânsito e dos condutores também

Trindade: Avenida Manoel Monteiro, Centro, onde será instalado semáforo.


Homens e máquinas da Prefeitura de Trindade estão trabalhando ali na rotatória da Avenida Manoel Monteiro com a Rua 11, Centro, há mais de uma semana, na instalação de semáforo. É, senhoras e senhores, o trânsito na “Capital da Fé” não é mais aquele que foi um dia. A cidade está crescendo a olhos vistos e o vai e vem de veículos de duas, quatro ou mais rodas, bem como de charretes, bicicletas e, evidentemente, pessoas zanzando pelas ruas de Trindade aumenta dia sim e outro também. Logo, é preciso maior cuidado das autoridades com o tráfego (repetindo, tráfego!) interno para que os deslocamentos de lá para cá ocorram com mais segurança para todos. Neste contexto o emprego de sinalização em geral, especialmente a semafórica se faz necessária.

Na reunião do Rotary Club de Trindade, nesta quarta-feira (5), Cezar Luiz Laureano, especialista em Trânsito, falou aos participantes daquele encontro a respeito do tema. Vamos destacar, em tempo, a evolução do tamanho da frota de veículos nos limites territoriais da “Capital da Fé, no quadro abaixo, considerando os anos de 2005 (13.610 veículos), 2010 (29.127 veículos) e 2015 (51.722 veículos), segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), 2015 e do Portal do Trânsito Brasileiro. Para o ano de 2019, a estimativa é a de que a frota de Trindade esteja na marca dos 64.120 veículos, de acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Não há mais espaço para, digamos, amadorismo do poder público em relação ao trânsito na cidade.


O crescimento brutal da frota de veículos de Trindade, no período em tela, passando de 13.610 veículos para 64.120 veículos, em 15 anos, é mais do que motivo para se tomar todo o cuidado do mundo com o trânsito. “A frota cresceu absurdamente em Trindade e as ruas da cidade são as mesmas e não tem muito o que se fazer a respeito”, pontuou Cezar Laureano. Ou seja, o movimento de veículos de um lado para o outro vai ficando cada vez mais intenso em ruas estreitas e isso requer doravante mais fiscalização e cuidados dos condutores, vale salientar.

Prosseguindo, aparentemente a instalação de um semáforo é algo que se consegue fazer rapidamente, mas a coisa está se arrastando e a gente perguntou ao Leobino Oliveira, superintendente Municipal de Trânsito, como estão os trabalhos no local cuja demora na conclusão já provocou debates em perfis de trindadenses nas redes sociais. “Estamos lá trabalhando e esse trem é complicado. Nós tiramos o canteiro, tampamos o buraco, a iluminação vai ser subterrânea”, informou Leobino Oliveira. E o superintendente destacou ainda as dificuldades enfrentadas para a realização do serviço. “Eu achava que era só chegar e instalar, mas é meio complicado, mas está bem adiantado”, destacou Leobino Oliveira.

Claro que as chuvas que têm caído em solo trindadense nos últimos dias não ajudam muito os serviços e ainda bem que está chovendo, convém destacar. Sem água tudo fica ainda muito pior, concorda ou não? Mas vejamos se nos próximos dias o pessoal consegue concluir os trabalhos de instalação do semáforo. No final das contas o que todos queremos e precisamos é de fazermos um trânsito seguro. É isso aí!


Comentários

Unknown disse…
Só está piorando o trânsito da cidade com o excesso de semáforos e lombadas, e agora para piorar os tachões. É ridículo sair da 060 rumo a Campestre e ficar parado em 7 semáforos ( considerando ida e volta ) , alguns com tempo de 72 segundos de perda de tempo, fora as lombadas que a cada dia vão colocando mais em cada quarteirão. Está insuportável andar por Trindade, isto chama de síndrome de Cidade pequena, onde o responsável acha que para parecer que a cidade e grande colocando semáforo x quando a tendência mundial e cada vez mais educar e punir os motoristas que não dão preferência para pedestres e aliviar o fluxo de trânsito