Privatização de rodovias goianas agora tem autorização legal em vigor


Entre os diversos trechos que poderão ser concedidos a empresas privadas está a Rodovia dos Romeiros (GO-060)

Trecho da GO-060 Rodovia dos Romeiros. (Foto: Reprodução)


Deputado estadual Alysson Lima apresentou o autógrafo de lei nº 290, que revogava a Lei nº 19.999, de 2 de fevereiro de 2018, do então governador Marconi Perillo (PSDB), que autoriza a concessão das rodovias estaduais à iniciativa privada e, na prática, isso significa a autorização legal que desaguará, em algum momento, na instituição da cobrança de pedágio em trechos das rodovias a seguir:

GO-010 (Goiânia/entroncamento GO-330)
GO-020/330 (Goiânia/Cristianópolis/Pires do Rio/Catalão)
GO-060 (Goiânia/São Luís de Montes Belos/Iporá/Piranhas)
GO-070 (Goiânia/Goiás)
GO-080 (Goiânia/São Francisco de Goiás – entroncamento BR-153)
GO-213 (Morrinhos/Caldas Novas).

Ronaldo Caiado, governador de Goiás, vetou o autógrafo de lei do deputado Alysson Lima, e na sessão ordinária da terça-feira (3), os parlamentares goianos, pelo placar de 21 votos a 13, derrubaram o autógrafo de lei do deputado Alysson Lima, quer dizer, foi mantido o veto do governador e a lei 19.999 está valendo. O parlamentar, no entanto, pretende brigar na Justiça contra o veto de Caiado.

Então, caminho está livre para a burocracia estadual entrar em ação, ampliando a cobrança de pedágio nas rodovias goianas. E o que pode nos afetar mais diretamente é termos uma praça de cobrança de pedágio instalada entre Trindade e Goiânia. Isso aí pode vir a ser um problemão para quem mora na “Capital da Fé” e trabalha na Capital goiana, por exemplo.


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