Privatização de rodovias goianas agora tem autorização legal em vigor
Entre
os diversos trechos que poderão ser concedidos a empresas privadas
está
a Rodovia dos Romeiros (GO-060)
Trecho da GO-060 Rodovia dos Romeiros. (Foto: Reprodução) |
Deputado
estadual Alysson Lima apresentou o autógrafo de lei nº 290, que
revogava a Lei nº 19.999, de 2 de fevereiro de 2018, do então
governador Marconi Perillo (PSDB), que autoriza a concessão das
rodovias estaduais à iniciativa privada e, na prática, isso
significa a autorização legal que desaguará, em algum momento, na
instituição da cobrança de pedágio em trechos das rodovias a
seguir:
GO-010
(Goiânia/entroncamento GO-330)
GO-020/330
(Goiânia/Cristianópolis/Pires do Rio/Catalão)
GO-060
(Goiânia/São Luís de Montes Belos/Iporá/Piranhas)
GO-070
(Goiânia/Goiás)
GO-080
(Goiânia/São Francisco de Goiás – entroncamento BR-153)
GO-213
(Morrinhos/Caldas Novas).
Ronaldo
Caiado, governador de Goiás, vetou o autógrafo de lei do deputado
Alysson Lima, e na sessão ordinária da terça-feira (3), os
parlamentares goianos, pelo placar de 21 votos a 13, derrubaram o
autógrafo de lei do deputado Alysson Lima, quer dizer, foi mantido o
veto do governador e a lei 19.999 está valendo. O parlamentar, no
entanto, pretende brigar na Justiça contra o veto de Caiado.
Então,
caminho está livre para a burocracia estadual entrar em ação,
ampliando a cobrança de pedágio nas rodovias goianas. E o que pode
nos afetar mais diretamente é termos uma praça de cobrança de
pedágio instalada entre Trindade e Goiânia. Isso aí pode vir a ser
um problemão para quem mora na “Capital da Fé” e trabalha na
Capital goiana, por exemplo.
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