Como investir em marketing em tempos de coronavírus?
Quando
se posicionar sobre a atual situação, o foco não deve ser vender a
qualquer custo, mas sim tentar ajudar de alguma forma
Marina dos Anjos, jornalista. |
Estamos
no meio de uma pandemia e, de acordo com as previsões, ainda teremos
muitos desafios a superar. As bolsas de valores do mundo inteiro já
operam em queda há semanas e não parece existir uma luz no fim do
túnel na economia. Diante deste cenário, as empresas já diminuíram
consideravelmente a projeção de crescimento e os investimentos até
então estão congelados, se já não foram cancelados. Mas será que
esta é a hora de cortar o investimento em marketing?
Não,
de jeito nenhum. É o marketing que fará com que a marca atravesse a
turbulência e chegue viva ao final da crise. É o que fará com que
a empresa seja lembrada quando o consumo estiver voltando à
normalidade. Parar com o marketing em tempos de crise é determinar a
morte, ou a queda considerável, dos negócios.
É
certo que manter o mesmo investimento sem vender é praticamente
impossível, mas alguma coisa precisa existir. Investir em conteúdo
será o diferencial em tempos difíceis, pois a empresa precisará
ser lembrada pelo público e deverá prover informações valiosas,
que façam sentido e tenham contexto com o momento atual. A depender
do segmento, vale a pena criar conteúdos não focados em vendas, mas
em lembrança de marca. Se criar conteúdo apenas com o objetivo de
vender mais, o consumidor vai entender que a marca está desesperada
e se aproveitando de um momento sensível para lucrar.
O
posicionamento correto atrelado a uma boa produção de conteúdo
para redes sociais, blog e assessoria de imprensa são
imprescindíveis agora. O que a sua empresa pode propor, ensinar,
sugerir ou fazer pela sociedade nesse momento?
A
Ambev se fez esta pergunta. Ela sabe que vai vender muito menos nos
próximos meses, afinal, acabaram-se às idas ao bar, restaurantes,
churrascos e almoços em família. E já que eles terão estoque de
álcool etílico sobrando, por que não fazer uma boa ação? Eles
aproveitaram essa matéria prima para criar álcool gel, já em falta
no mercado, envasar e doar para hospitais públicos das regiões mais
afetadas pelo COVID-19. Posicionamento atrelado à ação. Dupla
perfeita.
Além
da produção de conteúdo, manter ferramentas de monitoramento e
gestão de redes sociais também é essencial. É impossível prever
como essa crise vai afetar um determinado segmento ou empresa
especificamente. O ideal, neste caso, é criar um monitoramento que
englobe o segmento + coronavírus (e todas as suas grafias). Só
assim é possível se preparar para agir em uma possível crise,
ativamente sanar dúvidas e responder usuários, pois sem
conhecimento do contexto é impossível agir assertivamente.
A
cerveja Corona e a marca de chuveiros Corona, por exemplo, tiveram
que lidar com associações negativas e piadas. Reparou que faz tempo
que você não vê um anúncio de ambas as marcas? Ou seja, não dá
para abrir mão de uma ferramenta de monitoramento confiável.
O
investimento em ads
e SEM
(Search Engine Marketing), também deve ser priorizado para promover
o conteúdo da marca e fazer com que ele chegue ao maior número de
pessoas interessadas possível. No caso de e-commerces, Correios e
empresas de logística continuam operando, e as entregas são uma
saída ao consumo em tempos de quarentena. Neste caso, investir em
anúncios, conteúdo e newsletters é essencial. Outra saída é
criar um monitoramento para entender que tipo de produto, além de
papel higiênico e álcool gel, a grande massa de consumidores está
buscando. Sabendo quais são, anuncie estes.
Investimentos
em eventos, infelizmente, podem ser cortados ou postergados, afinal,
não sabemos quando será possível reagendá-los e se vão se
acumular no segundo semestre, sendo impossível atender a
todos. Por ora, melhor pausar. Já os investimentos em brindes e
mídia outdoor também podem, obviamente, ficar para depois da crise.
Marina
dos Anjos
é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e
possui MBA em Marketing e Vendas.
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