Check up anual pode ajudar no diagnóstico precoce do câncer
Médica do Hutrin diz que é preciso estar atento aos sinais do corpo e ter rotina de exames
Paciente em consulta. (Foto: Banco de Imagens)
Qual foi a última vez que você foi ao médico para se consultar e saber como anda a sua saúde? Normalmente as pessoas só marcam uma consulta quando sentem algo muito fora do comum: uma dor intensa ou um caroço que nasceu. Muitas vezes um problema simples pode se transformar em um caso mais grave.
A Organização Mundial da Saúde instituiu o 8 de abril como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, com o objetivo de conscientizar as pessoas que em muitos casos e, quando há tratamento precoce, o câncer pode ser curado. A doença é a segunda que mais mata no mundo.
A médica clínica do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), Ana Sara Zanin Mendanha França Gomes, faz um alerta sobre a importância de estar atento aos sinais do corpo e manter uma rotina de exames e acompanhamento médico cuidando da saúde. “É fundamental que a pessoa tenha consciência corporal e conheça seu corpo. Fique atenta a sintomas como uma febre, emagrecimento sem motivo, dor crônica que não apresente melhora ou uma manchinha na pele”, diz a médica. Ana Sara explica que, mesmo com a pandemia, não se pode descuidar. “O câncer é uma doença que pode ocorrer em qualquer órgão e dependendo do local o corpo se manifesta de forma diferente”.
No Brasil, o câncer é considerado a doença que mais mata, sendo o câncer de pele o mais incidente com 177 mil novos casos estimados. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil devera registrar 625 mil novos casos para cada triênio 2020/2022. Ainda de acordo com o INCA, os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são os de pele, próstata, mama, cólon e reto, de pulmão e de estômago.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.