Hutrin realiza ação sobre higienização correta das mãos
Organização Mundial da Saúde dedica a campanha de 2021 aos trabalhadores da saúde e cuidadores
Caixa da "verdade" do Hutrin. (Foto: Divulgação) |
A limpeza correta das mãos é o método mais eficaz para a prevenção de infecção e outras doenças, além de ser fundamental no combate à Covid-19. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a higienização constante pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.
Com intuito de reforçar as boas práticas, o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), junto à equipe de Serviço de Controle de Infecção Associado à Assistência à Saúde (SCIRAS), desenvolveu uma ação lúdica com uma caixa da “verdade” - equipamento utilizado para identificar as partes das mãos que não foram higienizadas corretamente.
Para participar da iniciativa, os profissionais fizeram o uso de uma solução de álcool 70% com luminol (produto que, quando exposto à luz neon, ilumina as áreas atingidas). Na sequência, eles colocaram as mãos no interior caixa, preparada com essa luz especial, para identificar os pontos que foram – ou não – higienizados corretamente. As partes 100% limpas ganharam tons esverdeados, enquanto os locais não higienizados permaneceram sem nenhum tipo de iluminação.
De acordo com a enfermeira Synara Rodrigues Soares, a iniciativa rendeu ótimos resultados porque os profissionais se sensibilizaram com a metodologia e com os resultados obtidos. “A ação conscientizou ainda mais os profissionais de todas as áreas para promover melhorias de higiene e incentivar a colaboração de todos para minimizar as possibilidades de propagação de patógenos”, contou.
Após a dinâmica, a SCIRAS aplicou um treinamento do uso correto da lavagem com água e sabão. “É um método rápido e eficaz essencial no nosso dia a dia, por isso constantemente desenvolvemos ações interativas para reforçar a necessidade da higienização correta”, relatou Synara.
O diretor do IMED Getro Pádua Oliveira ressalta a importância de ações educativas que envolvam os colaboradores. “Essa campanha é de extrema importância para frisar que todos nós devemos lavar as mãos sempre, esse gesto simples contém uma enorme responsabilidade, pois pode salvar vidas e nesse momento pandêmico pelo qual passamos higienizar as mãos corretamente, usar álcool em gel e máscara faz toda a diferença na luta contra a Covid-19”, finalizou.
Aline Marinho & Camila Braunas da Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.