Vila São Cottolengo comemora 71 anos com inaugurações de obras
Aniversário terá missa celebrada pelo novo Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, e será prestigiado pelo Governador Ronaldo Caiado, prefeito de Trindade Marden Jr., deputados e outras autoridades. Novas unidades hospitalares somam investimento superior a R$ 3 milhões para melhoria da qualidade de saúde dos pacientes
Tudo pronto em Trindade-GO para receber pacientes, parceiros e autoridades. Na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro, a Vila São Cottolengo celebra 71 anos de história, trabalho sério, cuidados com a saúde de pessoas com deficiência e muito amor.
O evento está marcado pontualmente para às 8h30, com uma missa celebrada pelo novo Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, e inauguração de duas unidades de saúde. Presença confirmada do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, do prefeito de Trindade, Marden Jr., deputados federais e estaduais, além de várias outras autoridades civis, militares, políticas e religiosas. Tudo ocorre na Praça da Amizade, área interna da Vila São Cottolengo, com transmissão ao vivo pela TV Pai Eterno.
Um dos espaços a ser inaugurado é o Centro de Especialidades, que realizará atendimentos médicos e em saúde, exames de média e alta complexidade em oftalmologia, tornando assim referência na região em cirurgias e tratamentos oftálmicos. No novo ambiente, que levou 10 meses para ser construído, também serão ofertados exames cardiológicos como, eletrocardiograma e Holter, além de mamografia, ultrassonografia, videonasolaringoscopia, entre outros.
O segundo ambiente hospitalar a ser inaugurado é a Unidade de Internação São Francisco, que foi reformada e receberá os pacientes internos que necessitam de isolamento. O local possui enfermarias e apartamentos clínico e cirúrgico, para o atendimento de pacientes externos e permanentes. Foram investidos R$ 3.054.801,62, com recursos provenientes do Governo Federal para a aquisição de suprimentos, insumos e produtos hospitalares para estruturação de leitos no enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Compromisso
Padre Marco Aurélio Martins CSsR, diretor-presidente da Vila São Cottolengo, ressalta o compromisso da Instituição com a saúde das pessoas. “O propósito da Vila é cuidar com amor e foi isso que ela realizou ao longo desses 71 anos. Portanto, comemoramos com alegria, festa e reunindo amigos para agradecer a Deus essa oportunidade bonita de celebrar. Uma instituição para chegar nessa idade, de fato, tem muito trabalho, muita solidez e solidariedade cumprida e também a cumprir, afirma o padre.”
O Hospital São Cottolengo está expandindo tanto sua capacidade técnica quanto estrutural. De acordo com o médico Dr. Rodrigo Parente, diretor Técnico da Instituição, o olhar está voltado para a busca de parcerias com médicos especialistas em quatro áreas de deficiência: motora, intelectual, auditiva e visual. “Oferecemos, atualmente, atendimentos em neurologia, ortopedia, fisiatria, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, neuropediatria, além de outras áreas parceiras como cirurgia plástica, dermatologia e nutrição”, diz o diretor.
Evolução
De acordo com o médico, o intuito do Hospital São Cottolengo é disponibilizar ainda mais opções, buscando novas parcerias com outras especialidades como cirurgia geral para consultas e realização de endoscopia, colonoscopia e gastrostomia. “Hoje contamos com um centro cirúrgico que realiza mais de 240 cirurgias oftalmológicas por mês. Vale ressaltar que todo o centro médico está em reforma. O projeto de um novo hospital já começou, estruturado com salas climatizadas, processos modernos, tecnologia de alta precisão e atendimento ainda mais humanizado. Nosso objetivo é atingir a maturidade como empresa por meio da sustentabilidade e do reconhecimento através de certificações e creditações hospitalares”, ressalta.
Sobre a Vila São Cottolengo
Fundada em 11 de fevereiro de 1951, por Pe. Gabriel Vilela, CSsR, a Vila São José Bento Cottolengo tem a missão de levar vida com excelência a pessoa com deficiência, como expressão da ação evangelizadora da Igreja Católica. Desde então, há 71 anos, os Missionários Redentoristas e as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, abraçam essa causa e cuidam com amor daqueles que tanto necessitam.
Atualmente, mais de 300 pacientes internos vivem na Instituição, em um complexo hospitalar com mais de 320 mil m². Mesmo durante a pandemia, o Hospital São Cottolengo realizou, de outubro a dezembro, do último ano, 9.026 atendimentos, além das atividades de reabilitação e dispensação de órteses e próteses para pacientes de 136 municípios goianos.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.