Prefeitura avisa que fiscalizará a acessibilidade nas calçadas de Trindade

Medida pode vir tardiamente, mas é absolutamente necessária, conforme matéria publicada neste blog tendo como personagem Germano José Ferreira

Calçadas na Av. Manoel Monteiro. (Foto: Reprodução)



Na sexta-feira (18), a propósito do aniversário de 70 anos de idade do eletricista aposentado Germano José Ferreira, destacamos também a bronca do ilustre aniversariante com as calçadas ciladas de Trindade, especialmente na região central da cidade, onde os comerciantes avançam sobre o espaço que deveria estar permanentemente livre para que os pedestres possam se deslocar com segurança, exercendo o direito constitucional, diga-se, de ir e vir. Pois é, hoje em dia Germano José Ferreira é cadeirante e, indignado, gravou vídeos de algumas calçadas na Avenida Manoel Monteiro, centro da “Capital da Fé”. O material foi levado ao conhecimento da Promotoria de Justiça de Trindade, vale dizer.

Muito bem, qual não foi a surpresa deste blogueiro ao se deparar com a notícia trazida pelo companheiro Cláudio Prado que nos enviou o link da matéria “Prefeitura fará ações para garantir respeito à acessibilidade nas calçadas de Trindade” que nos fala sobre o início de atividades para “garantir a acessibilidade a pessoas portadoras de deficiências nas calçadas de Trindade”. Ufa! “Já não era mais sem tempo” ou “demorô”, como dizem os caras mais descolados. O pessoal da Prefeitura, segundo a matéria, está levantando os pontos de maior dificuldade de trânsito para as pessoas com limitação de movimentos, além de se pensar em elevar o nível de conscientização da população a este respeito. “A primeira definição é por um mapeamento dos pontos críticos, que já está sendo feito, e uma campanha educativa”, informa a matéria em questão.

A matéria da Prefeitura de Trindade diz ainda que a 2ª Promotoria do Ministério Público em Trindade quer saber “informações e providências” que o poder público municipal vem adotando diante de “situações relatadas ao órgão por moradores”. Ao menos um dos relatos, o Blog do Sérgio Vieira destacou, justamente aquele feito por Germano José Ferreira, em áudio e vídeo, sobre sua cadeira de rodas.

A nota publicada no site da Prefeitura de Trindade comenta sobre “campanha educativa” que já se pensa em colocar em cartaz na sociedade, mencionando “ocupação irregular por móveis e veículos”, não raras vezes, obstáculos intransponíveis por cadeirantes e usuários de muletas ou próteses em seus deslocamentos pela cidade. Faltou dizer claramente a respeito da utilização das calçadas nos estabelecimentos comerciais. Sim, as calçadas se tornaram extensão de bares e restaurantes que espalham mesas e cadeiras, impedindo a movimentação das pessoas. Lojas de todo tipo de material também expõem as respectivas mercadorias nos espaços que devem estar livres, permanentemente, para os pedestres com ou sem limitação de movimentos.

A matéria da Prefeitura afirma que “será divulgada uma campanha educativa. A campanha deverá focar na ocupação irregular por móveis e veículos, atrapalhando a circulação pelas calçadas, estacionamento junto das rampas de acesso de cadeirantes, deficientes visuais ou usuários de muletas, e esclarecendo sobre o respeito à acessibilidade, situação prevista em lei”. E conclui o texto mencionando a adoção de punição aos infratores. “Medidas punitivas também serão adotadas”, garante a matéria da Prefeitura de Trindade.

Muito bem, vejamos até onde irão a coragem e disposição dos representantes do poder público municipal em fazer cumprir o direito de ir e vir das pessoas, sobretudo aquelas portadoras de necessidades especiais. E no mais, reiteramos cumprimentos ao Germano José Ferreira que materializou sua indignação numa declaração forte e sincera a este blog. “Mas agora eu vou querer viver com dignidade. Eu quero que eles me deem respeito. Não podem fazer isso que estão fazendo com os cadeirantes”, afirmou.


Comentários