Atendimento 5 estrelas: importância do atendimento de excelência na experiência e fidelização dos clientes do Turismo
Neste momento pós-pandemia em que a vida começa a voltar à normalidade, o turismo deve voltar com força
Rafael França: Fidelização de cliente. (Foto: Divulgação)
Se você pudesse viajar para um local que já visitou, qual é o primeiro lugar que vem à sua mente?
Existem tantas opções de destinos turísticos e em cada destino tantas opções de meios de hospedagens e serviços que a razão de você escolher um determinado local se deve principalmente à qualidade do atendimento. E não é de qualquer atendimento que estou falando.
Qualquer atendimento não fideliza um cliente, é necessário muito mais do que simplesmente atender, é preciso ser excelente, gerar um elevado nível de satisfação. Para ser excelente, a experiência proporcionada aos clientes deve exceder o comum, surpreender de forma positiva, de ótima qualidade sob a perspectiva do cliente. A classificação oficial dos meios de hospedagem até permite que os estabalecimentos variem de 1 a 5 estrelas, porém, para fidelizar um cliente o atendimento necessariamente tem que ser 5 estrelas.
As vantagens de se fidelizar um cliente são indiscutíveis. Além de reduzir despesas com publicidade, é fato que um cliente muito satisfeito gera muito mais retorno para o negócio, pois ele vai consumir mais serviços, com maior frequência e ainda indicar para os amigos e conhecidos, gratuitamente.
Neste momento pós-pandemia em que a vida começa a voltar à normalidade, o turismo deve voltar com força. Motivados pelo fim do isolamento, os turistas estarão ávidos por novas experiências. Assim, é preciso refletir sobre a qualidade do atendimento que será oferecido.
Somente aqueles que se destacarem oferecendo um atendimento 5 estrelas aproveitarão as vantagens de ocupar o primeiro lugar na memória dos clientes.
Rafael França Mendes Teixeira, instrutor do Eixo Gestão e Turismo do Senac Goiás, administrador com Ênfase em Hotelaria e Turismo
Comentários
O Rafael poderá dar uma boa ajuda com dicas aos hoteleiros Trindadenses. Quanto mais, melhor para eles.
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