Dia do jornalista: E se a Imprensa virasse uma grande rede social? Google news showcase; uma nova era para o marketing digital
Jennifer de Paula, especialista em marketing digital, comenta sobre a novidade anunciada pelo Google e o cenário da comunicação para o futuro
Jennifer de Paula, da MF Press Global. (Foto: Reprodução)
A renomada empresa Google acaba de lançar uma inovação para o mundo da comunicação. Chamada de “News Showcase", o aplicativo tem páginas de conteúdos informativos selecionados por veículos de comunicação. De acordo com a empresa, o objetivo é oferecer notícias com credibilidade e com mais contexto para os usuários. “Depois da imprensa ter perdido espaço na mídia social e dessas ferramentas terem prejudicado a credibilidade das informações com as fake news, o Google vai transformar a imprensa em uma grande rede social”, afirma a BBA , especialista em Marketing Digital e diretora de marketing da MF Press Global, Jennifer de Paula, que a convite da associação portuguesa de imprensa esteve presente no evento “A Transição Para o Digital”.
Para ela, a novidade do Google aumenta a relevância da credibilidade da imprensa. “Agora as pessoas vão ter acesso direto aos canais de comunicação. É possível escolher os assuntos preferidos, os veículos favoritos e isso vai transformar a imprensa em uma rede social”, detalha a especialista.
Jennifer chama atenção ainda para os prejuízos causados pela facilidade de propagação de informações. “A qualidade da informação acabou se perdendo com o tempo e essa inovação que está acontecendo vai modificar todo o marketing digital em um período muito curto. Essa transformação vai mudar totalmente a forma com a qual as pessoas enxergam a imprensa”, opina.
“É como se o google pudesse qualificar a imprensa e as pessoas vão conseguir selecionar quem serão as principais e mais relevantes. É uma espécie de like dado dentro da imprensa, isso é sensacional”, afirma a especialista. Os avanços tecnológicos disseminados por grandes empresas como o Google estão ditando as mudanças sociais em uma velocidade impressionante. “O desenvolvimento da rede social está fazendo com que todo o resto do mundo digital tenha que se atualizar para não perder a credibilidade”, explica.
Jennifer de Paula defende que a popularização da internet e das mídias sociais têm um poder transformador quase espontâneo. “O rádio era um meio de comunicação que estava sendo deixado de lado. De repente, a internet surge trazendo os podcasts e o rádio volta a expandir e o comportamento das pessoas referente a ele muda também”, exemplifica. “Um outro exemplo é o TikTok que causou alterações significativas dentro e fora do mundo virtual, mudando o modo de fazer marketing, priorizando vídeos ao invés de fotos e gerando também alterações de comportamentos na sociedade. É incrível a velocidade e a profundidade das alterações que estão acontecendo, é necessário ficar de olho em tudo para não ficar para trás”, pontua. (MF Press Global, uma agência de comunicação internacional)
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.