Goiás tem tendência de alta no número de casos da Covid-19, segundo a Fiocruz
Em Trindade, no mínimo, um quarto dos testes realizados dão resultado positivo para a doença
Coronavírus, imagem ilustrativa. (Foto: iStock) |
A Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, monitora a evolução da Covid-19 no Brasil e em levantamento divulgado nesta semana mostra que Goiás é um dos 18 estados com tendência de alta no número de casos da doença. O estudo divulgado levou em consideração as últimas seis semanas. E aí, de segunda a quarta-feira foram computados acima de quatro mil registros de casos da doença em terras goianas. Vale lembrar que doenças respiratórias sempre apresentam aumento durante o outono e o inverno. E mais, a Secretaria de Saúde estadual emitiu alerta aos municípios a respeito da probabilidade de aumento dos casos em função da estação mais fria do ano.
Às vésperas de termos, em Trindade, a Romaria 2021 no seu modo presencial, com a expectativa de que milhões de romeiros passem pela cidade ao longo dos 10 dias (24 de junho a 3 de julho) de uma das maiores festas religiosas do Brasil, a preocupação com o aumento de casos de transmissão do Covid se eleva também. Afinal, se continuar a sensação de que a pandemia de fato acabou e a situação está sob controle, talvez tenhamos surpresa negativa no pós-Romaria.
Ah, nunca é tarde para se notar que a vida voltou ao normal. Eventos com públicos seguem acontecendo, atraindo multidão como o Festival Gastronômico, de 12 a 14 de abril, missa com o Pe. Marcos Rogério no Cineteatro Afipe (16/4), Conferência de Rotarianos (20/5). E o uso de máscaras faciais diminuiu bastante ao mesmo tempo.
Nos postos de testagem da Covid-19, na “Capital da Fé”, segundo números que circulam pelas redes sociais de trindadenses, mostram que, no mínimo, um quarto das pessoas testadas apresenta resultado positivo. No dia 23/5, foram realizados 147 testes no Parque Lara Guimarães, com 45 positivos (30,61%); no dia seguinte (24/5), 162 testes foram feitos e 43 deram positivo (26,54%); no dia 25/5, em 177 testes efetuados, 45 positivos; por sua vez, no dia 26/5, no conjunto de 156 testes feitos, 50 deram positivo (32,05%). O ponto, digamos, mais tranquilizante é que gestores da área da Saúde no município informam tratar-se de “casos com sintomas leves e sem internação”.
De toda forma seria bastante tranquilizador que a Prefeitura de Trindade voltasse a divulgar pelas suas redes sociais os números relacionados à Covid-19, como fazia até pouco tempo. Além disso, enfatizar a importância das pessoas permanecerem atentas às medidas protetivas em relação ao novo coronavírus e suas variantes, poderia tranquilizar um pouco mais a gente do lado de cá.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.