Cinco benefícios da prática de exercícios ao ar livre 

De acordo com pesquisa, o estresse é menor em quem faz exercícios em ambientes abertos

   Exercício ao ar livre. (Foto: Arquivo Dia de Treino)

Respirar ar puro enquanto faz atividade física. Remete até momentos de paz, e é isso mesmo que uma pesquisa publicada no periódico Journal of Sports Science & Medicine, que chegou a conclusão num estudo em que se exercitar em locais abertos tem uma redução maior ao estresse a quem pratica, do que em ambientes fechados.

Para Gustavo Barbosa, além das razões científicas há também a conexão com outras pessoas. “Ficamos muito tempo em isolamento, e ter esse momento para se exercitar com outras pessoas, cria-se o senso de comunidade”, explica o CEO e fundador do Dia de Treino, um aplicativo que estimula a prática de exercícios físicos em espaços públicos e privados, acompanhados de um profissional do ramo, que oferece seus serviços para o público em geral.

De acordo com Geisa, personal trainner que oferece aulas através do aplicativo, há diversos benefícios da prática de exercício físico ao ar livre. A profissional separou cinco vantagens. Veja abaixo:

Contato com a natureza. Admirar o ambiente, promovendo o bem-estar e autoestima da pessoa;

Aumento da motivação. Com mais pessoas fazendo esportes, num cenário em movimento, a pessoa se motiva e melhora sua disposição diária;

Gasto maior de energia. Por alguns terrenos serem irregulares e também a temperatura variar, a pessoa pode ter um um aumento na liberação de energia;

Melhora na ativação da vitamina D. A síntese de vitamina D é feita através dos raios ultravioletas de forma consciente e controlada.

Aumento de foco e concentração. A oxigenação cerebral melhora a atenção do praticante. (Christine Xavier, da Valente Comunicação)

Comentários