Lula é eleito presidente pela terceira vez

Numa disputa bastante acirrada, Lula venceu com 1,8% sobre o concorrente, a corrida presidencial

     Lula, presidente-eleito. (Foto: Divulgação)


Enfim, os eleitores brasileiros foram às urnas eletrônicas, neste domingo, dia 30 de outubro, no segundo turno das eleicoes 2022 e, apurada a votação, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu a disputa com 60.341.399 votos ou 50,90% dos votos válidos. O presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que tentava a reeleição, recebeu 58.203.702 votos ou 49,10% dos votos válidos, perdendo essa corrida eleitoral e o seu mandato terminará no dia 31 de dezembro deste ano. O resultado de 1,8% a mais dos votos válidos pró-Lula fez dessa disputa uma das eleições mais acirradas do Brasil, com certeza.

Presidente-eleito Lula, em seu pronunciamento logo após o anúncio de sua vitória, avisou que o "Brasil é a minha causa". Até o momento em que escrevemos esta nota, o presidente Bsonaro não se manifestou, ao contrário de chefes de vários Estados estrangeiros que cumprimentaram Lula pela vitória.
E assim o eleitorado brasileiro concedeu hoje o terceiro mandato presidencial ao líder petista, Lula da Silva, que deve enfrentar incontáveis dificuldades para colocar as contas nacionais em ordem. O capítulo inicial é a formação da equipe ministerial e ali o nome mais aguardado é o do futuro ministro da Economia. Aguardemos.

Trindade
Vale a pena lembrar que, no primeiro turno das eleições deste ano, Bolsonaro recebeu 33.572 votos ou 49,79% dos votos válidos, enquanto seu concorrente, Lula, obteve 27.687 votos ou 41,06% votos válidos. Agora no segundo turno Bolsonaro ampliou sua votação ao receber 39.215 votos ou 57,05% dos votos válidos. Lula conquistou 29.519 votos ou 42,95% dos votos válidos. Ou seja, os dois candidatos aumentaram as respectivas votações neste domingo.

Comentários