CEPI Divino Pai Eterno trabalha na formação de vencedores
Nessa educação integral o objetivo fundamental é formar alunos, jovens autônomos, solidários e competentes
Ana Cristina, diretora do CEPI Divino Pai Eterno. (Fotos: Reprodução) |
Ana Cristina Borges Cunha fez licenciatura e bacharelado em Química e também Mestrado na área, assumiu a direção do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Divino Pai Eterno, em 3 de fevereiro de 2022. Conversamos com a gestora sobre o estabelecimento que, a partir desta quarta-feira (23), estará com as matrículas abertas para os alunos interessados em levar adiante os estudos onde se tem estrutura física e de pessoal, com aulas de segunda-feira à sexta-feira, das 7:30h às 17h. Ana Cristina fez uma apresentação pormenorizada do CEPI Divino Pai Eterno, originariamente um colégio estadual cuja história deverá completar 70 anos desde sua fundação, mas em 2018 foi transformado em escola de tempo integral, iniciando então com 525 alunos matriculados e uma equipe, no total, de 43 servidores, destes, 15 professores. A diretora mostrou a realidade do CEPI Divino Pai Eterno, como é estruturado o trabalho na unidade, o objetivo traçado e os meios com os quais são buscados os resultados, na essência, a formação de “jovens autônomos, solidários e competentes”, revelou. Veja a seguir os principais trechos da conversa com Ana Cristina.
Blog – Fale um pouco sobre o surgimento do CEPI Divino Pai Eterno.
Ana Cristina - Centro de Ensino em Período Integral Divino Pai Eterno, (CEPI) Divino Pai Eterno, surgiu, no cenário educacional de Trindade (GO), no ano de 2018. O prédio, a Escola fará, no ano que vem [2023] 70 anos, mas como escola de tempo integral, começou em 2018. Quando começou, tínhamos 525 alunos, a escola estava cheia, só que é o ensino onde os meninos estudam o dia todo. O diferencial é que os alunos estudam 4 horas a mais do que nas escolas parciais. Atualmente são 15 professores. No total, temos 43 funcionários.
CEPI Divino Pai Eterno: Foco é formar vencedores. |
Blog – Além de funcionar em tempo integral, quais são as características do CEPI Divino Pai Eterno, fazendo um paralelo com as escolas chamadas parciais?
Ana Cristina - Primeiramente, nas escolas integrais você tem disciplinas do núcleo comum, por exemplo, português, matemática, química, física, biologia, filosofia, sociologia. Na escola integral você conta com as disciplinas de integração curricular, quais são essas disciplinas? Projeto de vida, que nós falamos que é o coração do CEPI, pois é ali onde vamos ensinar os nossos alunos que eles conseguem, que eles dão conta, que eles podem sonhar e alcançar o que eles quiserem, basta esforço e determinação. E os professores dessa disciplina vão direcionar alunos, vão mostrar os caminhos para estar traçando essas metas, para estar conquistando esses sonhos. Além do projeto de vida, tem o pós-médio, uma disciplina de primeira, segunda e terceira séries. É uma disciplina que, desde a primeira série, trabalhamos com questões, com a resolução de questões do Enem. Ali trabalhamos para os estudantes irem além do ensino médio, para eles chegarem numa faculdade, conquistar ali, fazer o seu curso superior. Então, no pós-médio o professor chega com a disciplina, com uma questão, por exemplo, do Enem, e aí ele vai revisar, não vai falar para os alunos resolverem a questão, ele vai revisar todo o conteúdo que tem ali por trás dessa questão e aí, no final, o professor vai responder essa questão junto com o aluno, depois que ele revisou todo o conteúdo envolvido nessa questão.
Blog – Como é estruturada a grade curricular em matérias?
Ana Cristina - Temos também as eletivas, um projeto criado pelo professor e se temos, por exemplo, 12 turmas, são 12 matérias eletivas. Se eu tenho 9 turmas, são 9 matérias eletivas. O aluno escolhe, semestralmente, a matéria eletiva que ele deseja, por exemplo, temos eletiva de redação, de matemática aplicada, de futsal. O aluno escolhe e terá um professor que vai estar trabalhando com esse aluno durante o semestre. Nas eletivas o aluno de primeira, segunda e terceira séries se misturam. Por exemplo, uma eletiva de futsal, eu posso ter aluno de primeira série junto com os de segunda e de terceira. A eletiva ocorre ao mesmo tempo em todas as turmas, então eu consigo fazer essa mistura de alunos. Além das eletivas, temos também a PJ – Protagonismo Juvenil, que não tem um professor. Quem dá aula, vamos supor que o aluno tem habilidade em violão. Ele vai criar um projeto de violão e será o professor dos outros alunos. No Protagonismo Juvenil os alunos se misturam, alunos de primeira, segunda e terceira séries, se unem ali para fazer o PJ. Os alunos são os professores no Protagonismo Juvenil.
Blog – E como se dá a questão das avaliações da aprendizagem dos alunos?
Ana Cristina - Temos também o Estudo Orientado 1 e o Estudo Orientado 2 são as avaliações de toda segunda-feira. Na escola integral toda segunda-feira tem avaliação. O objetivo é o aluno viu um conteúdo. Então, não esperamos chegar no final do bimestre para avaliar esse aluno que já é avaliado toda segunda-feira, de modo que se ele tiver dificuldade no conteúdo o professor dá a prova, depois corrige essa avaliação com o aluno e aí se viu que a turma ou um grupo de alunos está tendo dificuldade em alguma questão específica, vai trabalhar exercício de revisão para sanar essas dificuldades com os alunos. De modo que quando ele for fazer a prova novamente essas dificuldades já terão sido sanadas. Isso no Estudo Orientado 1. Já o Estudo Orientado 2 o foco é trabalhar técnicas de estudo. Por exemplo, vamos supor que o professor de Geografia mande o estudante fazer ali uma resenha e aí o aluno nunca fez uma resenha. Então, lá no Estudo Orientado 2, o professor vai explicar o que é uma resenha, como você faz uma resenha. O Estudo Orientado 2 vai trabalhar isso, técnicas de estudo, agenda de estudo com o aluno, como ele tem que fazer para estudar, para se organizar para alcançar os objetivos dele.
Blog – E como funciona essa relação entre as disciplinas?
Ana Cristina - Todas as disciplinas, as componentes curriculares da integração curricular, o objetivo delas é fortalecer as disciplinas do núcleo comum. Por exemplo, eu percebo, ao final agora do ano, início de um novo ano letivo, eu percebo em um grande número de alunos que os meus resultados na escola, em matemática, não foram bons, que os alunos estão tendo dificuldades. Então eu vou, lembra que matemática é uma disciplina de núcleo comum, aí eu vou criar uma matéria eletiva para trabalhar a matemática básica com os alunos, para tentar sanar essas dificuldades. Então, todas as disciplinas da integração curricular o objetivo delas é sanar, fortalecer as disciplinas do núcleo comum. É por isso que aluno sai com uma maior qualificação porque em todo tempo o aluno está trabalhando, todas as disciplinas estão sendo trabalhadas com esse aluno todo tempo.
Blog – E sobre a rotina de trabalhos, estudos, no CEPI Divino Pai Eterno, conte-nos um pouco.
Ana Cristina - Na rotina do CEPI as aulas começam às 7:30h e vão até às 17h. O aluno tem um lanche pela manhã. O almoço é servido a partir das 11:55h, com uma hora e meia de almoço. E para esse horário do almoço o aluno não pode trazer alimentos de casa, a não ser que ele tenha restrição alimentar. Alimenta-se com a comida que é preparada no CEPI. E, na parte da tarde, tem outro lanche. As salas são ambientadas, o aluno não tem uma sala fixa. Por exemplo, ele chega e a aula é de matemática, ele vai para a sala de matemática. Bate o sinal, é hora da aula de português e ele vai para a sala de português. Bate o sinal, é hora da aula de laboratório e ele vai para os laboratórios. São nove aulas, cinco antes do almoço e quatro após o almoço, mas são aulas nas quais os alunos estão o tempo todo se movimentando.
Blog – A respeito das chamadas práticas experimentais, como é isso?
Ana Cristina - No CEPI o aluno tem prática experimental de química, física e biologia. Essas práticas experimentais são muito importantes, porque o aluno vai, na prática, fazer contato com coisas que ele está estudando na teoria. E a prática experimental tem o objetivo de fortalecer também as componentes curriculares de química, física e biologia, mas temos também prática experimental de matemática. Temos dois laboratórios. Um laboratório seco que é o de física e matemática, onde temos kits de robóticas. Existem eletivas em que os alunos trabalham com robótica, os alunos que gostam, têm habilidade e trabalham com robótica. Tem também o laboratório molhado de química e biologia, onde são trabalhadas práticas experimentais para fortalecer o que é estudado na teoria de química e biologia.
Blog – Na sua visão, qual seria o grande objetivo de uma escola de período integral?
Ana Cristina - A educação integral é uma educação onde eu particularmente acredito muito, porque tudo é voltado para o ensino e aprendizagem do aluno. Nessa educação integral o objetivo fundamental é formar alunos, jovens autônomos, solidários e competentes.
Blog – Se um potencial aluno se interessar pelo CEPI Divino Pai Eterno, o que você destacaria como diferencial para atrair de vez este novo estudante?
Ana Cristina - Quero convidar você que está procurando uma escola que se preocupa com, está hoje mas preocupando com o futuro, está atrás de uma escola com qualidade, com ensino de qualidade e excelência, temos uma preocupação muito grande com esse ensino. Nós temos uma preocupação muito grande com a formação dos nossos professores. Nós temos, na escola integral, uma coordenadora geral e, além disso, temos mais quatro coordenadores de códigos e linguagem. Coordenador de ciência da natureza e matemática, coordenador de ciências humanas e o coordenador de integração curricular. Todos esses coordenadores fazem reuniões semanais com os professores, verificando como está a questão do planejamento, das aulas. Então a gente tem uma preocupação constante com os alunos.
Blog – Algo mais a acrescentar sobre o CEPI Divino Pai Eterno, lembrando que o período de realização de matrículas começa já na quarta-feira (23)?
Ana Cristina - Quero convidar você que está procurando uma escola, que está querendo o ensino público gratuito e de qualidade, venha fazer parte do CEPI Divino Pai Eterno, uma escola onde o foco principal é formar vencedores, pessoas que se forem para um curso superior vão ser os melhores profissionais. Outros que, às vezes, não querem curso superior mas querem fazer um curso técnico, vão ser profissionais de excelência e outros que, às vezes, não querem fazer um curso superior, não querem fazer um curso técnico, querem trabalhar com outra coisa, seu projeto de vida é outro. Nós trabalhamos com projetos de vida e no CEPI Divino Pai Eterno todo projeto de vida é importante, todo projeto de vida é especial. Quero convidar você a fazer parte dessa equipe, a estar ali conosco, a ser o protagonista da sua história mesmo. Vem ser CEPI Divino Pai Eterno. Eu aguardo você.
Blog – Então, o estudante interessado em se matricular no CEPI Divino Pai Eterno, deve observar o prazo e proceder como para conseguir uma vaga para 2023?
Ana Cristina - As matrículas se iniciarão no dia 23 de novembro. Os alunos da casa vão renovar suas matrículas a partir do dia 23, os alunos de outra unidade escolar, que estudam em escola parcial e desejam ir para o CEPI Divino Pai Eterno podem pedir Transferência por Interesse Próprio, a partir também do dia 23 de novembro e aí a partir de 19 de dezembro, confirmar se os nomes deles foram para o Pai Eterno. Os alunos novatos também. A matrícula se inicia pelo site e vai até o dia 11 de dezembro e a confirmação também será a partir de 19 de dezembro.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.