Campanha da Fraternidade propõe o tema da fome no Brasil
O desafio é despertar ações capazes de resgatar pessoas que sentem fome e não têm alimento
Campanha foi tema de Retiro Paroquial em Trindade. |
Quarta-feira de Cinzas (22) marca o início da Quaresma, tempo de retiro, orações e jejuns para os católicos e, no Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a Campanha da Fraternidade. A iniciativa teve origem em 1961 quando três padres, idealizaram uma atividade com o objetivo de levantar fundos para levar assistência aos pobres. No ano seguinte, em Natal/RN, na Quaresma, foi então realizada pela primeira vez.
A Campanha da Fraternidade 2023 traz o tema “Fraternidade e Fome”, propondo o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt. 14, 16). Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, explicou o motivo de, pela terceira vez, a fome ser tema da iniciativa da igreja. Mas vale lembrar que o Brasil voltou ao chamado Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). “Se a forme de uma pessoa deve nos incomodar, como nos tornar indiferentes diante da fome de milhões de irmãos e irmãs?”, questiona.
Em documento no site da CNBB, matéria a respeito da Campanha deste ano argumento que o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” constitui-se numa “Convocação a toda sociedade brasileira (pessoas, comunidades, instituições e instâncias em todos os níveis) à solidariedade com quem passa fome”.
Antes mesmo do início da Quaresma, no sábado (18), durante Retiro Paroquial, no auditório do Cineatro Afipe, a Campanha da Fraternidade foi apresentada aos participantes. Importante lembrar que a coleta nas celebrações do Domingo de Ramos (2 de abril) terá como destino um fundo especial cujos recursos doados pelos fieis nas missas são usados para o custeio de ações humanitárias em todo o mundo.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.