Descentralizar o poder público está em pauta
José Maria fala em busca pela aproximação junto às empresas, comunidade e entidades representativas do segmento produtivo
José Maria Oliveira Vieira atua há décadas cuidando da contabilidade de empresas em Trindade, um posto privilegiado de observação do comportamento da atividade econômica local. Empossado à frente da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Serviços em concorrida solenidade na tarde de segunda-feira (29), José Maria tem agora a oportunidade aplicar seus conhecimentos práticos da economia trindadense a fim de implementar ações capazes de garantir crescimento da atividade econômica local. Conversamos com exclusvidade com o novo secretário sobre alguns pontos importantes relacionados à pasta cujo comando acaba de assumor e as respostas estão aí para você internauta. Boa leitura.
Blog - Qual a sensação no momento da posse, ficou satisfeito com a demonstração de prestígio ao atrair as presenças de tantas lideranças políticas, comunitárias, empresariais, sociais?
José Maria - Foi um momento de muita felicidade ao ver o auditório repleto e poder receber tantos abraços e votos de sucesso neste novo desafio ora assumido. Com isso, minha responsabilidade aumentou ainda mais, sobretudo pela confiança e apoio irrestrito do arrojado e dinâmico prefeito Marden Jr, juntamente com demais membros do executivo, legislativo, judiciário, colaboradores, amigos, familiares, empresários, colegas contadores e líderes classistas que se mostraram apoiadores desse projeto que tem o fito de manter Trindade nos trilhos do desenvolvimento.
Blog - Qual deverá ser o seu maior desafio à frente da Secretaria da Indústria e Comércio?
José Maria - O primeiro seria dar continuidade ao exitoso trabalho desenvolvido pelo meu antecessor secretário Gustavo Queiroz, durante estes dois anos e cinco meses que ele liderou esta relevante pasta. Na sequência, considerando ser uma pasta que requer dinâmica constante, teremos que nos reportar sempre as principais demandas dos segmentos representativos que estão inseridos no setor produtivo do nosso município, ouvindo sugestões permanentes para que possamos traçar nossas ações frente à SIC. Para tanto, uma das primeiras tratativas foi convidá-las para reunirmos já na terça-feira da próxima semana (6). Tão logo reunirmos, poderemos analisar e filtrar as demandas e, por consequente, buscar inserí-las nos projetos em andamento da SIC.
Blog - À frente da Secretaria você pretende ser um líder de gabinete ou pretende estar mais "no campo", como diz?
José Maria - Descentralizar o poder público é uma das primícias do Governo do nosso Prefeito Marden Jr. Portanto, estar próximo as empresas, comunidade e entidades representativas do segmento produtivos constituem a espinha dorsal de uma boa liderança frente à SIC.
Blog - Que avaliação você faz do atual estágio do arranjo econômico trindadense, digamos assim?
José Maria - Com a previsão de, aproximadamente, R$ 171.183.028,00 em investimentos e em torno de 3.995 empregos diretos de empresas em nosso município, posso afirmar que: o arranjo econômico trindadense está em franco crescimento e, portanto, necessita do apoio constante da SIC em todas as ações que fomentam o setor produtivo da nossa amada Trindade.
Veja que já foram doadas mais de 40 áreas para instalações de empresas, que necessitam ser acompanhadas pela Prefeitura, de muito perto, para que as empresas contempladas cumpram todas as exigências estabelecidas por ocasião da concessão do decreto municipal e do contrato ora assinado, sobretudo aquelas projeções vinculadas a geração de emprego e renda.
Paralelo às ações supracitadas, se faz necessário, também, ações que possam fomentar o comércio local das empresas que aqui já estão estabelecidas, sobretudo neste período de retomada. Para tanto, as demandas das entidades se farão imprescindíveis para que possamos ter o termômetro e traçar as metas de ações da SIC.
Blog - Na sua visão aí, o que dá pra fazer até o final deste mandato para incrementar o crescimento econômico de Trindade?
José Maria - Prezado companheiro Sérgio, conforme foi exposto acima, o foco inicial é dar continuidade às metas já estabelecidas e que já se encontram cumpridas em mais de 82% do plano de gestão do prefeito Marden Jr; na sequência, procuraremos ir realinhando estas metas a depender das demandas e situações pontuais que forem surgindo. Podemos elencar abaixo algumas ações prioritárias:
Aproximação com as entidades representativas;
Instalação na sala do empreendedor do PAV (ponto de atendimento virtual da Receita Federal) esta será uma ação imediata que já se encontra em fase final; Estudos de viabilidade de concessão de novas linhas de crédito visando complementar a Goiás fomento; Intensificar a abrangência de atuação e do apoio do Sebrae, sobretudo ao Micro Empreendedor Individual (MEI), micro e pequenas empresas, especialmente em cursos e treinamentos vinculados à gestão dos negócios; Trabalho integrado com algumas secretarias municipais: Trabalho e Geração de Emprego/Habitação/Turismo) no sentido de buscar unidade, sobretudo no que tange à qualificação da mão de obra para melhor atender as demandas do setor produtivo; e outros tópicos que poderão ser abrangidos a depender das demanda surgidas.
Blog - E aquele gargalo do fornecimento de energia elétrica no Polo Maria Monteiro receberá a atenção em sua gestão?
José Maria - Todas as demandas e gargalos vinculados à SIC, serão objetos de tratativas, com muita serenidade, transparência e responsabilidade, para que possam serem alinhadas de acordo com as diretrizes previamente estabelecidas pelo nosso prefeito Marden Jr. Portanto, havendo legalidade e viabilidade, por consequente, procuraremos dar eficiência nas tratativas. A propósito, ontem, pela manhã, reuni com a equipe de apoio (colaboradores) da SIC para buscarmos unidade, cooperação, intensidade nas ações e, acima de tudo, agradecê-los pela acolhida, enfatizando que não irei medir esforços para atuar como um líder e que trabalharei, ladeado a todos, a quatro mãos, para que possamos deixar um grande legado frente à Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Serviços da nossa Trindade Santa.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.