Maria de Lourdes estará em audiência pública no Senado Federal nesta quarta-feira

Na pauta debates sobre a instrução de Projeto de Lei que institui o Dia Nacional da Diálise

Maria de Lourdes, presidente da FENAPAR. (Foto: Reprodução)


Por onde anda e o que tem feito a Maria de Lourdes da Silva Alves ou simplesmente a Lourdes, ex-vereadora de Trindade? Muito bem, ela segue a vida trabalhando a todo vapor na causa da vida dela, a defesa dos direitos de pacientes renais crônicos e não mais apenas tendo a atuação limitada à “Capital da Fé”, mas se ocupa hoje dia da liderança da Federação Nacional das Associações de Pacientes Reais e Transplantados no Brasil (FENAPAR).

E a propósito, a presidente Lourdes estará em Brasília (DF), nesta quarta-feira (14), onde participará de audiência pública no Senado Federal, com o objetivo de auxiliar na instrução de Projeto de Lei (PL) nº 1211/2020, que institui o Dia Nacional da Diálise. O evento também disponibilizará participação por meio do aplicativo Zoom, vale a pena salientar.

No momento, segundo Maria de Lourdes, está ocorrendo um certo colapso na oferta de hemodiálise pelo país. Há muitas clínicas fechando porque os custos inviabilizam o funcionamento dessas unidades diante do que o Sistema Único de Saúde (SUS) remunera os prestadores deste serviço. Veja como está a distribuição de unidades de diálise ativas no Brasil, por região, de acordo com Censo de Diálise SBN/2022: 48% Sudeste; 19% Sul; 9% Centro-Oeste; 18% Nordeste; 6% Norte. O total estimado de pacientes em tratamento dialítico por ano, segundo o referido censo é de 153.831 pessoas.

Entre os participantes da audiência pública estão o Dr. Yussif Ali Mere Junior, presidente da ABCDT, o deputado federal Pedro Westphalen, autor do Projeto de Lei, o Dr. José Hiran da Silva Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina, o Dr. José Andrade de Moura Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBNEFRO), a Dra. Maria de Lourdes da Silva Alves, presidente da Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados no Brasil (FENAPAR) e o Dr. Alexandre Lenin, presidente da Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal (ABRASRENAL).


Comentários

Anônimo disse…
Parabéns presidente, avante nas conquistas referentes a nossa causa.