Doutorando em Saúde Coletiva, professor Hélio Pinheiro entra na fase final de sua tese

Momento de muito trabalho, estudos e investigação sobre as variáveis sociais por trás da origem das doenças

Hélio Pinheiro na Unisinos, em São Leopoldo/RS. (Foto: Reprodução)


Hélio Pinheiro de Andrade, biólogo e professor, está às voltas com os estudos de doutorado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, entidade similar à Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), depois de obter aprovação com nota máxima no acirrado processo seletivo sob as normas do Ministério da Educação (MEC). Para se ter uma ideia, havia apenas cinco vagas e o professor Helinho, como é chamado no meio educacional trindadense, foi aprovado em primeiro lugar.

Os trabalhos agora encontram-se na fase final de produção da tese que trata da ciência Saúde Coletiva, com vistas à promoção, proteção e recuperação da saúde das populações, respeitando suas diversidades, entendendo saúde não apenas como ausência de doença, mas um processo que envolve questões epidemiológicas, socioeconômicas, ambientais, demográficas e culturais. A previsão é a de que lá pelo mês de agosto de 2024 o trabalho seja apresentado.

O doutorando nos conta que o principal objetivo do seu trabalho é investigar as varáveis sociais por trás da origem das doenças. Dessa maneira, torna-se possível construir um planejamento de forma mais consistente, assim como organizar a assistência prestada pelos serviços de saúde. O professor valoriza o estágio de seus estudos e pesquisas, entendendo que o material produzido poderá resultar numa contribuição para a Saúde Coletiva no país. “É uma fase de muito trabalho e estudos, mas é gratificante imaginar que seu trabalho irá contribuir para uma saúde coletiva de qualidade para a população”, comenta.


Comentários

Anônimo disse…
Tenho muito orgulho de vc meu garoto 🙌🙌😍