Hetrin registra quase 2 mil atendimentos durante Romaria do Divino Pai Eterno
Orientações da equipe do hospital ajudaram a garantir uma Romaria mais segura e tranquila
Atendimentos no Hetrin. (Foto: Divulgação) |
SAÚDE | Débora Alves, da Assessoria de Comunicação do Hetrin
Durante os 10 dias de Festa do Divino Pai Eterno, Trindade recebeu 3,6 milhões de visitantes. Somente no dia do show do Roberto Carlos, a estimativa da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Santuário Basílica de Trindade contabilizaram 100 mil pessoas. O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), unidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), se manteve preparado e à disposição para atender a população de Trindade e região, totalizando quase 2 mil atendimentos realizados durante o período da festa.
Preocupados com o bem-estar dos romeiros, o Hetrin, unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), se antecipou para a Festa do Divino Pai Eterno dando orientações sobre a importância da vacinação, reforçando o uso de máscara e álcool em gel em locais com muita aglomeração, principalmente em casos de gripes e outros problemas respiratórios.
As dicas elaboradas pela equipe multidisciplinar da unidade para a caminhada da fé na Rodovia dos Romeiros, que totaliza 18km, orientaram os devotos para garantir um trajeto tranquilo e seguro. A equipe de nutrição também orientou sobre a adoção de uma dieta leve e saudável, alertando sobre os cuidados com o consumo de alimentos ao longo da rodovia.
Atendimentos
Ao longo dos 10 dias da Romaria, os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas ocorreram normalmente no Hetrin, conforme demanda e encaminhamento da Secretaria de Saúde do estado de Goiás. Os pacientes que precisaram de atendimento no pronto-socorro passaram por procedimentos padrões da unidade, triagem baseada no Protocolo de Manchester, 24 horas por dia e, em caso de necessidade, regulação via Complexo Regulador Estadual (CRE) para outros hospitais com a especialidade necessária.
Vânia Fernandes, diretora do Hetrin, ressaltou que já havia sido programada a ampliação no atendimento para os dias de Romaria. “Nossa equipe se antecipou, dando orientações para garantir uma festa saudável para todos os romeiros, e tudo ocorreu com tranquilidade.”
Com um total de quase 2 mil atendimentos realizados, uma média de 200 por dia, um dos públicos que mais buscou atendimento no Hetrin foram os idosos com mais de 65 anos, chegando a 14%, com mais de 220 pessoas atendidas. De acordo com a Gerente de Enfermagem do Hetrin, Pollyana Bueno, “o número de atendimentos durante a Romaria foi dentro do que já era estimado pela unidade”.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.