Projeções colocam o câncer de bexiga entre os dez com mais incidência em Goiás
Dados do Inca indicam que quase 400 novos casos serão diagnosticados no estado até o fim de 2023. Tabagismo está entre os principais causadores da doença
Pedro Junqueira, médico urologista. (Foto: Divulgação) |
ALERTA | Mônatha Nogueira, jornalista
No Julho Rosa, Verde e Roxo - mês em que é relembrada a importância do diagnóstico precoce do câncer de bexiga, a sociedade volta os olhares para a enfermidade que afeta todos os anos no Brasil mais de dez mil pessoas, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). Apesar de raro antes dos 40 anos, a doença aumenta a incidência com a idade e é considerada agressiva pelos especialistas.
Em Goiás, a projeção do Inca para 2023 indica que o câncer de bexiga deve ocupar o sexto lugar no ranking dos cânceres de maior incidência. A estimativa do Instituto é que 390 novos casos sejam diagnosticados no estado. Destes, 120 serão em Goiânia.
O principal fator de risco da doença é o tabagismo. A explicação para este fenômeno é que as substâncias tóxicas do cigarro são filtradas pelos rins e ficam armazenadas na bexiga, em forma de urina. “O acúmulo de agentes tóxicos causa agressões aos tecidos da bexiga, que recebe a urina produzida pelos rins. Quem fuma tem três vezes mais chances de desenvolver a doença”, explica o médico membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Pedro Junqueira.
Homens são os mais afetados
Um estudo conduzido pelo Hospital Cedars-Sinai, da Califórnia, e publicado na revista Science Immunology, apontou que os hormônios sexuais masculinos podem ter impacto nas células do sistema imunológico - fator que contribui para o desenvolvimento do câncer na bexiga. A exposição a substâncias químicas em ambientes laborais, além do tabagismo, também é outro fator que facilita o surgimento da doença.
Sintomas do câncer de bexiga podem ser confundidos com o de outras doenças
Um dos principais motivos que levam à dificuldade do diagnóstico precoce da doença é a semelhança dos sintomas do câncer de bexiga com os sinais de outros problemas. “A sensação de ardência ao urinar, presença de sangue e urgência e frequência das idas ao banheiro são os primeiros sintomas do câncer de bexiga. Por se parecerem com sinais da infecção urinária, muitos pacientes desconsideram estes incômodos e acabam não procurando ajuda médica”, finaliza Junqueira.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.