Cuidar da saúde passa pela busca de alimentos saudáveis e gostosos
Mas para chegar à combinação sabor e comida saudável é preciso se abrir a novas experiências alimentares
Nutricionista Nadhya Louredo. (Foto: Reprodução) |
(“Ilegal, Imoral ou Engorda": Roberto Carlos)
A
noite é uma criança
Delícias
no café da manhã
Então
o que fazer
Já
não quero mais saber
Se
como alguma coisa
Que
não devo comer
Será
que tudo que eu gosto
É
ilegal, é imoral ou engorda
Alimentar-se bem, exercitar-se com frequência e regularidade, são recomendações para se ter uma vida saudável, não há segredo em relação a isso. E no tocante à alimentação a gente se depara com uma espécie de dilema, como conseguir comida gostosa e saudável, assim, tudo junto e misturado? E com isso na cabeça, conversamos com a nutricionista Nadhya Lourêdo, em busca de orientações da profissional a respeito de comida saudável e características de alimentos cujo consumo excessivo pode trazer problemas para a pessoa.
Nadhya Lourêdo reconhece que muita gente relaciona comida saudável com alimentos sem graça. “A comida saudável ainda é muito associada a alimentos ruins, mas o que acontece é que ela não é a mais popular entre as pessoas, por isso essa associação”, afirma. A nutricionista destaca ainda o fato de que os alimentos industrializados recebem uma série de substâncias químicas que realçam o sabor dos produtos. “Os alimentos ultraprocessados são cheios de realçador de sabores, são hiperpalatáveis, caem nas graças da maioria das pessoas”, salienta. E o que fazer para superar essa espécie de tabu de que comida saudável é comida sem graça? “Mas temos que nos abrir a novas experiências alimentares”, recomenda.
O consumo rotineiro e até exagerado de alimentos gordurosos, preparados com muita açúcar também merecem a atenção das pessoas, alerta Nadhya Louredo. “O açúcar em geral, além de causar inflamação em nosso corpo, seu excesso está relacionado a diversas doenças crônicas, entre elas a diabetes e a obesidade”, destaca. A mudança de hábitos alimentares também é importante na experiência de se ampliar o leque dos itens à mesa do dia a dia. Vale então ver os principais trechos da breve entrevista que a nutricionista concedeu e compartilhamos aqui. Então, vamos à leitura.
“Temos que nos abrir a novas experiências alimentares”
Blog - Há quem reclame quando a nutricionista sugere uma dieta saudável e vai logo fazendo link com comida sem graça. Você já se deparou com casos assim?
Nadhya Lourêdo - A comida saudável ainda é muito associada a alimentos ruins, mas o que acontece é que ela não é a mais popular entre as pessoas, por isso essa associação! Pessoas falam de alguns alimentos sem ter ao menos experimentado! Geralmente, os alimentos mais saudáveis têm menos gordura, menos açúcar, são mais naturais e com menos aditivos e as pessoas não gostam justamente por esse motivo, não acham palatáveis! Os alimentos ultraprocessados são cheios de realçador de sabores, são hiperpalatáveis, caem nas graças da maioria das pessoas! Mas temos que nos abrir a novas experiências alimentares!
Blog - E o que fazer para que, no cardápio do dia a dia, a pessoa consiga uma alimentação saudável e saborosa?
Nadhya Lourêdo - A primeira coisa para acabar com esse tabu de comida saudável não ser saborosa é se abrir a novas experiências, se permitir experimentar alguns alimentos! É claro, não serão todos que vão agradar o paladar, mas algum irá, e isso já vai estar abrindo o caminho de uma alimentação mais saudável! Devemos experimentar as várias versões dos alimentos e começar devagar, não adianta querer mudar tudo da noite para o dia, alimentação saudável é um processo! Mudar um hábito não é tão fácil quanto parece!
Blog - Por quê há tanta recomendação para evitar guloseimas em geral, doces? O que o açúcar provoca de tão nefasto no organismo humano?
Nadhya Lourêdo - O açúcar é um grande vilão quando consumido em excesso. Na verdade tudo em excesso faz mal para o nosso corpo! Mas o açúcar em geral, além de causar inflamação em nosso corpo, seu excesso está relacionado a diversas doenças crônicas, entre elas a diabetes e a obesidade!
Blog - Ouvimos desde sempre também que evitar frituras faz bem à saúde, mas como esse tipo de preparo de alimentos afeta negativamente o nosso corpo?
Nadhya Lourêdo - As gorduras também se tornam vilãs a partir do momento que são consumidas em excesso, prejudica principalmente ao sistema cardiovascular, entupindo veias e onde acontece os infartos, o aumento do colesterol ruim, aumento da pressão arterial, a obesidade!
Blog - Por exemplo, como fazer para tornar uma salada algo mais atraente como item da dieta normal da pessoa?
Nadhya Lourêdo - Para tornar a alimentação saudável mais atraente, e se abrir a essa nova prática alimentar, experimentar, ir para cozinha, mudar as formas de apresentação dos alimentos! A salada, por exemplo, quanto mais colorida, mais apetitosa, usar temperos naturais, limão, azeite, alguns molhos caseiros tudo pode tornar a salada mais atraente!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.