Dom João Justino recebe título de cidadão goiano na Assembleia Legislativa de Goiás

O líder religioso recebeu a homenagem na quinta-feira (16): “Tornar-me cidadão goiano é um presente”

D. João Justino, Arcebispo de Goiânia. (Foto: Reprodução)


NOTÍCIA | Paulo Afonso Tavares é jornalista

Na última quinta-feira (16), o arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, recebeu o título de cidadão goiano. O ato aconteceu após a missa presidida pelo prelado, em ação de graças pelo aniversário do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto, autor da propositura do título de cidadão goiano, por meio do projeto de lei nº 9405/21.

Dom João Justino agradeceu pelo título e comentou que foi acolhido por todos os goianos desde a sua chegada. “Sinto-me profundamente acolhido em todos os ambientes em que estou, em que frequento. Aos poucos, vou compreendendo mais a cultura deste povo, que é muito rica, com muitas expressões de beleza, com um povo muito religioso, muito devoto. Tornar-me cidadão goiano é um presente. Sinto que, aqui, quem ganha a honraria não é o João Justino, é o arcebispo, visto que mostra a importância da Igreja, da arquidiocese, na história e na construção deste Estado”, finalizou.

Biografia

Dom João Justino de Medeiros Silva nasceu no dia 22 de dezembro de 1966, em Juiz de Fora (MG). Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, em 1984, onde cursou Filosofia e Teologia. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). É doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Em 2019, foi indicado pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como membro titular do Conselho para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e, ainda, membro titular do Conselho Econômico da instituição que congrega os bispos brasileiros. Em 9 de dezembro de 2021, recebeu nova missão, sendo transferido pelo Papa Francisco para a arquidiocese de Goiânia. A posse foi em 16 de fevereiro de 2022.


Comentários