Café da Manhã na construção do Novo Santuário de Trindade

Padre Marco Aurélio falou do plano da Igreja para a obra e o turismo religioso na “Capital da Fé”

Pe. Marco Aurélio falando do Novo Santuário.


Padre Marco Aurélio Martins da Silva, presidente da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), promoveu, nesta quinta-feira (13), no canteiro de obras do Novo Santuário do Divino Pai Eterno, no setor Residencial Vieira, Café da Manhã com líderes do chamado Trade do Turismo goiano, o prefeito de Trindade, secretários municipais e representantes de entidades representativas da sociedade, caso do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), parceiro nessa atividade.

Pe. Marco Aurélio e Fernando Carlos.

Fernando Carlos Pereira, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Goiás, esteve presente no evento e falou a importância de se ter iniciativas assim capazes de dar maior conhecimento a toda população, especialmente os empreendedores e líderes de negócios na região. “A gente parabeniza o Padre Marco Aurélio e entidades que promoveram esse evento em que as informações relacionadas ao projeto, não só da construção do Novo Santuário, mas das atividades num maior sentido, para que todos possam saber o que está sendo feito e onde se pretende chegar no turismo religioso”, comentou.

Na oportunidade, Padre Marco Aurélio, que está à frente da construção do Novo Santuário, fez uma breve apresentação do plano da Igreja relacionado à obra em si, mostrando imagens de como ficará todo aquele complexo, pontuando também sobre os reflexos para o turismo na “Capital da Fé” dos goianos. “O que estamos fazendo aqui é responder perguntas e esclarecer possíveis dúvidas, visando à promoção maior desse espaço na cidade como referência do chamado turismo religioso no Brasil”, afirmou.

O líder religioso disse que todo o empreendimento se encontra assentado em três grandes colunas que são as pessoas, os processos e a tecnologia. No tocante às pessoas, Padre Marco Aurélio lembrou que são 1.250 colaboradores diretamente envolvidos nas atividades da construção, em diferentes entidades, mas a fonte é a mesa. Quanto aos processos, o líder católico mencionou a preocupação com os controles de cada etapa do empreendimento, de acordo com os boas e atuais práticas do chamado compliance, cujo objetivo é mesmo proteger a empresa ou entidade de possíveis impactos negativos decorrentes de descumprimentos de regras. “Tudo que recebemos de doação está empregado aqui”, garantiu. Quando se fala em tecnologia, por sua vez, atualmente o relacionamento da Igreja com os devotos acontece pelas ferramentas de comunicação, seja via e-mails, com uma lista imensa, a programação da TV Pai Eterno e uma grande estrutura disponível e utilizada nos dias de hoje.

Números

Padre Marco Aurélio citou alguns números relacionados à obra em andamento e até esclareceu sobre a denominação do local. “Estamos construindo um novo Santuário, pois Basílica é um título honorífico”, lembrou o religioso. As futuras instalações encontram-se numa área do tamanho de 450 mil m², sendo que o espaço construído é de 127,49 mil m², com capacidade para acolher 13 mil pessoas sentadas, podendo receber até 17 mil pessoas em pé.

Será construída uma torre com 127 metros de altura, com escadas e dois elevadores para garantir acesso ao local que terá 72 sinos afinados para emitir todas as notas da escala musical, sendo 68 deles formando carrilhões que serão comandados eletronicamente. O principal sino está sendo construído na Polônia, na cidade de Cracóvia, de onde deverá ser trazida pelo porto de Gdansk, naquele país europeu com destino ao porto de Santos (SP) e lá para Trindade, o que vai requerer a utilização de, no mínimo 11 carretas para fazer o transporte terrestre de todos os sinos, mas antes disse é preciso cuidar da burocracia envolvimento os itens, nacionalizando os sinos, por exemplo, fazendo todo o desembaraço aduaneiro característicos das importações.


Comentários