Entrevista: Maxmiliano Cordeiro de Araújo (Max Cabeça), secretário Municipal do Meio Ambiente de Trindade

"Mais do que nunca, precisamos nos conscientizar e repensar nossa relação com o meio ambiente"

Secretário Max Cordeiro. (Fotos: Reprodução)


Na quarta-feira (5) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e então conversamos com Maxmiliano Cordeiro de Araújo (Max Cabeça), o secretário municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Trindade, a respeito das atividades ao longo dessa semana chamando a atenção da população para essa tema da conversação e cuidado ambientais. O secretário assumiu o comando da pasta no mês de maio e garante que “a transição foi tranquila e os trabalhos na Secretaria seguem fluindo normalmente”. Dentre as demandas mais relevantes nos dias de hoje, “a implantação da coleta seletiva” do lixo residencial e nas empresas ganham destaque. Max Cordeiro menciona a atenção para o cuidado com o manancial aquífero de Trindade, pontuando que “estamos todos imbuídos na busca da preservação de nossas matas e nascentes, cuidando principalmente da micro bacia do Arrozal que é o principal meio de abastecimento de água em nosso município”. O gestor ambiental salienta ainda a importância da celebração desse Dia Mundial do Meio Ambiente, sinalizando a esperança na consolidação de uma nova forma de se enxergar ação humana na natureza: “Que esta data de 5 de junho seja de profunda reflexão sobre nossos hábitos e nosso modelo de sociedade, assim sairemos mais fortes e com um novo olhar sobre nosso papel”. Veja a seguir a íntegra da entrevista.

Blog - Você assumiu a gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Trindade no mês passado e como tem sido o trabalho desde então?

Max Cordeiro - O prefeito Marden Jr praticamente me preparou para este momento, neste mandato eu já havia ocupado os cargos de diretor, coordenador e superintendente na SEMMA, já estava bem ambientado em todas as áreas administrativas e operacionais, a transição foi tranquila e os trabalhos na Secretaria seguem fluindo normalmente.

Blog - Qual seria hoje em dia a principal demanda da área do Meio Ambiente em Trindade?

Max Cordeiro - A implantação da coleta seletiva, iniciamos há três anos este projeto através da separação voluntária do lixo e dos materiais recicláveis, isto é, uma pequena parte da população separa o seu lixo e leva até um dos nossos quatro Ecopontos alocados pela cidade, a coleta é feita toda sexta-feira e os materiais destinados corretamente. Temos projetos para uma implantação em larga escala, mas primeiro buscamos investir na mudança do pensamento, de hábitos da população, precisamos inserir a separação do lixo em nossa sociedade.

Blog - Pensando ao menos no médio prazo (uns quatro anos adiante), é possível dizer como os trindadenses estarão servidos no tocante aos cuidados de matas e do manancial aquífero no município?

Max Cordeiro - Dependendo de nós aqui da Secretaria sim, nossa fiscalização é muito eficiente e os analistas da Secretaria dedicados e metódicos, estamos todos imbuídos na busca da preservação de nossas matas e nascentes, cuidando principalmente da micro bacia do Arrozal que é o principal meio de abastecimento de água em nosso município.

Blog - Qual atividade você pensa que será, digamos assim, o legado de sua gestão no Meio Ambiente, isso passa por sua cabeça?

Max Cordeiro - Sempre tenho muitos planos e projetos, mas aprendi que devemos focar em um para que após concluído possamos passar a outro, mas acredito que o grande legado será a perseverança na educação ambiental, a mudança de hábitos e culturas de nosso povo, sempre em prol do meio ambiente, todos cuidando da natureza.

Blog - O Dia Mundial do Meio Ambiente, na quarta-feira (5 de junho), justifica a série de ações que sua Secretaria vem realizando nessa semana. A população local é receptiva a esse esforço de atividades de exposições, palestras e plantio de árvores?

Max Cordeiro - Sempre recebemos muito apoio da população, são muito solidários à nossa causa de preservação e recomposição ambiental. Essa semana é muito especial para todos nós da SEMMA e para nossa população em geral.

Blog - No tocante aos chamados ecopontos, qual sua avaliação a respeito da adesão dos moradores à prática de separar os objetos no momento de descarte nas lixeiras, colocando o material orgânico dos objetivos descartáveis, por exemplo?

Max Cordeiro - Fizemos o lançamento de quatro Ecopontos em agosto de 2021 e a adesão foi surpreendente, não imaginávamos que a resposta seria tão rápida e tão positiva por parte da população, descobrimos que a prática da separação de resíduos sólidos dos recicláveis era bem maior do que tínhamos em mente, foi espetacular e aumentou muito. Por este motivo recebemos do Prefeito Marden Jr a determinação de buscarmos parceiros para a aquisição de mais unidades coletoras de recicláveis, desta feita, em parceria com o Governo do Estado vamos lançar mais cinco unidades nesta sexta-feira (7/06), totalizando nove Ecopontos dispostos pela cidade, 24 horas à disposição da população.

Blog - Nos dias de hoje a conscientização da necessidade de melhores cuidados com o meio ambiente é algo presente na população trindadense?

Max Cordeiro - Sim, a população tem a consciência da necessidade de preservação do meio ambiente em nosso município, não tem é a prática e nem a cultura da preservação, sabem o que precisam e o que é importante a ser feito, mas não faz aquela força necessária para que a ação se concretize. Um dos tópicos mais importantes da consciência ambiental é a opção por hábitos, padrões de consumo e estilo de vida que ajude a preservar o meio ambiente. Nesse sentido, ter atitudes sustentáveis significa estar atento às necessidades do meio ambiente e fazer escolhas que não sejam prejudiciais ao planeta. Por exemplo, isso pode significar a compra de uma garrafa de água de vidro ou cerâmica em vez de garrafas de plástico descartáveis.

Blog - Existe a possibilidade ainda de termos um Parque Ambiental naquelas áreas ao lado do Portal da Fé, às margens da Avenida Raimundo de Aquino, na entrada de Trindade?

Max Cordeiro - Acredito que sim, o prefeito Marden Jr tem uma vontade muito grande em ver esse parque realizado, já fez vários planos junto a nós da Secretaria, estamos buscando juntos meios de realizar esse sonho, esse parque que será em minha opinião um cartão-postal para nossa cidade.

Blog - Considerando o Dia Mundial do Meio Ambiente, qual sua mensagem para os trindadenses

Max Cordeiro - Tudo em nossas vidas têm ligação com a natureza, de forma direta ou indireta. Os alimentos que consumimos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que deixa nosso planeta habitável, todos eles vêm e dependem da natureza. Somos intimamente conectados e dependentes deste equilíbrio, que chamamos meio ambiente. Que esta data de 5 de junho seja de profunda reflexão sobre nossos hábitos e nosso modelo de sociedade, assim sairemos mais fortes e com um novo olhar sobre nosso papel, afinal, somos mais uma espécie na delicada teia biológica. Por fim, é hora de pensarmos o que estamos fazendo para o nosso planeta e como entregaremos este mesmo local para as futuras gerações. Mais do que nunca, precisamos nos conscientizar e repensar nossa relação com o meio ambiente.


Comentários

Anônimo disse…
Max sempre foi dedicado em tudo que se propõe a fazer, tenho total certeza e confiança que será um excelente secretário de Meio Ambiente.