Uma reflexão sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente
A conservação do meio ambiente deve ser vista como um ativo econômico de valor imensurável
Alaor Dorneles de Oliveira. (Foto: Reprodução) |
ARTIGO | Alaor Dorneles de Oliveira tem formação em Geografia, é professor aposentado e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – Regional Trindade
Nesta quarta-feira (05 de junho) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma ótima oportunidade para refletirmos sobre o que estamos fazendo com a Vida no nosso planeta. Os eventos climáticos extremos como as chuvas intensas, no mês passado, no Rio Grande do Sul causaram, enchentes provocando destruição em série, atingindo mais de 2 milhões de habitantes, ocasionando 160 mortes de pessoas, pelo menos, ilustram bem a relação entre o equilíbrio ambiental e nossas vidas.
E diante de poderosos fenômenos da natureza como mencionado acima, é importante dizer que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, mas que fazem toda a diferença, e uma das mais relevantes nos centros urbanos é a reciclagem do lixo. No entanto, temos que cuidar também de nossas nascentes, de nossos rios, de nossa flora e fauna, para garantir que as futuras gerações tenham uma condição de vida melhor, pois as tragédias climáticas trazem sofrimento para milhares de famílias, sobretudo as mais humildes, as que vivem em condições precárias de moradia e que são sempre as principais vítimas.
Infelizmente, ainda há quem duvide da relação entre a ação do homem e a reação da natureza. Esse chamado negacionismo tem atrasado a adoção de medidas necessárias e urgentes, pois ao desrespeitar regras, instituições e servidores ambientais, nos impôs um tempo perdido no tocante à prática de ações capazes de evitar desastres ambientais conforme já vimos acontecer no país em diversos eventos que trouxeram dor e sofrimento principalmente às pessoas dos estratos mais carentes da população. E as consequências são terríveis porque é preciso lembrar sempre da frase de Albert Einstein: “Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga”.
Quem ama preserva, sobretudo a própria casa, o local em que todos vivemos, pois preservar o meio ambiente é, na verdade, preservar a própria vida. A preservação da natureza é a chave para se manter o equilíbrio ambiental, uma vez que a conservação do meio ambiente deve ser vista como um ativo econômico de valor imensurável. Além disso, na medida em que se preserva a natureza se está garantindo a vida das futuras gerações, sem qualquer exagero. Então façamos isso com firmeza, porque assim fazendo vida estarão sendo salvas.
Então, a hora é agora. Vamos construir o futuro das gerações que vão nos suceder, garantindo a preservação do meio ambiente. Na verdade, cuidar, guardar, preservar o meio ambiente precisa ser entendido como responsabilidade de todas as pessoas.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.