Seduc e BRK firmam convênio para projetos socioeducativos em escolas de Aparecida e Trindade

Ações envolvem cursos para professores e coordenadores, gincanas com transmissão online e oficinas para alunos de produção de objetos a partir de materiais recicláveis, estimulando a difusão de conteúdos sobre meio ambiente, sustentabilidade e saúde

Representantes da Seduc e BRK reunidos. (Foto: Divulgação)


Da Assessoria de Imprensa da BRK Ambiental

Com o objetivo de incentivar a difusão e o debate de conteúdos sobre meio ambiente, sustentabilidade, objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e saúde entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio de Aparecida de Goiânia e Trindade, a BRK e a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) firmaram, na tarde desta terça-feira (13), na sede do órgão, uma parceria para a realização de três projetos em escolas estaduais dos dois municípios. Os projetos envolvem cursos de formação para professores e coordenadores e atividades lúdicas e educativas, como gincanas com transmissão online e oficinas para produção de objetos a partir de materiais recicláveis.

O convênio faz parte de política de estímulo ao exercício da cidadania e contribuição com o desenvolvimento sustentável da BRK – empresa subdelegada pela Saneago para operação do esgotamento sanitário nos municípios de Aparecida de Goiânia, Trindade, Rio Verde e Jataí – e contará com o suporte técnico da consultoria GKS Inteligência Territorial. O termo de parceria foi assinado pela secretária de Educação, Fátima Gavioli, e pela gerente de Comunicação, Financiamento e Responsabilidade Social da BRK de Goiás, Renata Danzi. Também deverão estar presentes no ato profissionais das Coordenações Regionais de Aparecida de Goiânia e Trindade e coordenadores pedagógicos das unidades escolares envolvidas.

Formando Formadores

Um dos projetos é o “Formando Formadores”, que tem como objetivo a capacitação de professores das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais e de coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Aparecida de Goiânia. Por meio do desenvolvimento de competências de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ação visa a realização de atividades presenciais sobre temas transversais, como meio ambiente, sustentabilidade, objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e saúde, com metodologias ativas e base teórico-prática para o desenvolvimento de competências.

O projeto também tem como meta formar coordenadores pedagógicos como multiplicadores para a utilização das mesmas estratégias e ferramentas, instrumentalizando-os para processos de formação continuada. A formação de professores e coordenadores terá um material pedagógico de apoio, o Guia de Práticas Pedagógicas e Estratégias Educativas, que apoiará os profissionais na construção de itinerários educativos de acordo com os respectivos componentes da BNCC. Serão contempladas até dez escolas da Rede Pública Estadual, formando quatro turmas de até 30 participantes, cada. O processo de formação das turmas de professores/coordenadores terá três etapas com um total de 40 horas de formação, mais oito horas de formação específica para os coordenadores pedagógicos.

Gincana

Já o projeto “Desafio” tem como objetivo sensibilizar e engajar os estudantes sobre a importância da temática ambiental, compartilhando conteúdos de forma lúdica e com facilidade de acesso. Trata-se de uma gincana online entre escolas de uma mesma cidade, representadas por estudantes do Ensino Médio, com rodadas de perguntas sobre temas como sustentabilidade, saúde, saneamento, meio ambiente e atitude cidadã, envolvendo os municípios de Aparecida de Goiânia e Trindade. Haverá transmissão ao vivo por redes sociais e prêmios para as escolas vencedoras. Participarão até 16 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino dos municípios das duas cidades.

Do Lixo ao Luxo

Outra ação desenvolvida por meio da parceria será o projeto “Do Lixo ao Luxo”, constituído por um festival entre grupos de estudantes do Ensino Fundamental 2 de uma mesma escola, para confeccionar objetos a partir de materiais reutilizados, envolvendo cooperativas de reciclagem para contribuir com depoimentos e orientações sobre o manejo dos resíduos da atividade. O objetivo é sensibilizar e engajar os estudantes a respeito da importância da temática ambiental, fomentando a separação dos recicláveis e a destinação correta para as cooperativas. Além disso, a iniciativa pretende estimular a troca de experiências e de visões entre profissionais da reciclagem e os estudantes das escolas envolvidas. Serão contemplados dez grupos de estudantes, abrangendo dez escolas de Aparecida de Goiânia.


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