Rildo Bento e Jales Mendonça lançam livro sobre trabalhos científicos de médicos goianos
Destaque para teses de Pedro Ludovico e Brasil Caiado escritas no século passado e tema da obra que será lançada, em Goiânia, nesta quarta-feira à noite
Rildo Bento e Jales Mendonça, autores. (Fotos: Reprodução) |
Acontecerá nesta quarta-feira (4), a partir das 19:30h, no auditório Nabyh Salum, na Associação Médica de Goiás (AMG), o lançamento do livro “As theses de Pedro Ludovico e Brasil Caiado” - Uma contribuição à história da Medicina, obra dos pesquisadores Rildo Bento de Souza e Jales Guedes Coelho Mendonça. Para quem não sabia, Pedro Ludovico e Brasil Caiado foram médicos e políticos goianos. Claro que os autores estão ansiosos em relação ao resultado do evento que recebeu apoios importantes que viabilizaram inclusive a distribuição de exemplares durante o lançamento. “Tanto eu quanto o Jales estamos ansiosos pra dar tudo certo. Ganhamos o coquetel e a publicação de um médico e também da Associação Médica, tanto que o livro será distribuído”, informa Rildo Bento.
Historiador com raízes em Trindade, Rildo Bento nos falou rapidamente a respeito do tempo que levou para pensar e escrever o livro. “Foi o livro mais rápido que escrevi na vida. Em janeiro, eu fui ao Instituto Histórico e Geográfico (IHGG), conversei longamente com o Jales Mendonça, promotor público, historiador e presidente do IHGG e no meio da conversa comentei que tinha conseguido a tese do Pedro Ludovico, de 1915. E ele me levou para sala dele e me mostrou a tese do Brasil Ramos Caiado (tio-avô do governador de Goiás Ronaldo Caiado). Daí surgiu a ideia de publicizar esses trabalhos”, revelou.
Dá ideia de se dar conhecimento ao público dos trabalhos de dois médicos e políticos goianos para a elaboração do projeto do livro não demorou quase nada, foi tudo muito rápido. “E elaboramos rapidamente um esboço de um livro. E começamos a escrever, o arquivo ia e voltava. Em 20 dias estava pronto. E temos o projeto de divulgar e analisar os trabalhos produzidos pelos médicos/cientistas goianos do século XIX até 1930. Se der tudo certo, pretendemos fazer uma coleção”, avisa Rildo Bento.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.