ENTREVISTA: Ir. Michael Dourado Goulart, diretor-presidente da Vila São Cottolengo
Comemorando 74 anos de história da Vila, falamos com o diretor-presidente da instituição que se tornará o Complexo São Cottolengo – Saúde, Educação e Assistência Social”
![]() |
Ir. Michael Goulart, diretor-presidente da Vila. (Foto: Divulgação) |
O Irmão Michael Dourado Goulart, do Congregação do Santíssimo Redentor, acaba de iniciar o terceiro ano no cargo de presidente da Vila São José Bento Cottolengo. Várias realizações foram entregues, como a conclusão do planejamento estratégico para 2022-26, a inauguração da unidade Menino Jesus e Virgem Poderosa, bem como a criação do Conselho de gestão, iniciativas materializadas na atual gestão. E vem aí a entrega do novo prédio do Centro de Reabilitação (CER III). O principal executivo da Vila afirma com segurança que a pedra angular da instituição é Jesus Cristo e que a providência divina sempre se fez presente ali. “Sem nenhum equívoco eu posso afirmar que a pedra angular da existência da vila é Jesus Cristo. A providência do Divino Pai Eterno sempre nos amparou e nunca deixou esmorecer o trabalho aqui realizado”, afirma. Falando sobre a forma pela qual espera que a Vila seja vista pela sociedade nos próximos anos, o presidente adiante uma nova etapa de crescimento. “Em primeira mão, posso lhe apresentar: seremos o Complexo São Cotollengo - Saúde, Educação e Assistência Social”, revela. Leia a seguir e na íntegra a entrevista exclusiva do Ir. Michael Goulart.
Blog - No programa de celebração desses 74 anos, além da celebração eucarística, a direção preparou alguma outra atividade alusiva à data para marcar esse momento?
Ir. Michael - Neste ano de 2024 ao celebrar 74 anos de trabalho e missão, nos alegramos com todos os pacientes, colaboradores, doadores e pessoas envolvidas neste projeto. Tivemos nesse mês uma celebração com todos os pacientes com uma benção especial individual por ocasião do ano jubilar na Igreja. Além disso a Vila São Cotollengo é uma igreja jubilar na Arquidiocese de Goiânia.
Blog - É possível fazer uma espécie de avaliação do atual estágio da Vila em termos administrativos, como está a execução dos projetos institucionais, os objetivos têm sido alcançados?
Ir. Michael - A atual gestão da Vila São Cotollengo, está em seu terceiro ano de atividade. Neste período foi possível concluir o planejamento estratégico 2022/2026. Estamos nesse momento reavaliado o Plano diretor de obras para os próximos cinco anos da instituição. Inauguramos no final do último ano a unidade Menino Jesus e Virgem Poderosa, unidade que acolhe 20 crianças que moram conosco. Em 2025 será criado o Conselho de gestão, uma forma de garantir a execução de todas as nossas atividades.
Blog - Ao longo dessas sete décadas, a Vila certamente já enfrentou e superou incontáveis dificuldades, onde é mesmo que se situa o apoio fundamental da instituição, aquela “pedra angular”, que mantém as portas abertas?
Ir. Michael - Sem nenhum equívoco eu posso afirmar que a pedra angular da existência da vila é Jesus Cristo. A providência do Divino Pai Eterno sempre nos amparou e nunca deixou esmorecer o trabalho aqui realizado. Essa providência pode ser percebida através das inúmeras pessoas de bom coração que colaboram com o nosso trabalho e que sabem da seriedade de tudo aquilo que é realizado por essa instituição.
Blog - São 313 pacientes internos em longa duração, 389 alunos matriculados e parceria com governos estadual e municipal ajuda a entidade a prestar esses serviços indispensáveis para as pessoas e suas famílias. A Vila tem conseguido ampliar a rede de apoio inclusive financeira para seu funcionamento?
Ir. Michael - É sempre um desafio gerir uma instituição do tamanho da Vila. São mais de 1000 pessoas envolvidas direta ou indiretamente no atendimento que realizamos. Ao longo desses últimos anos a vila estabeleceu o contrato com o Serviço Único de Saúde e a cada ano amplia o atendimento na área da saúde para os pacientes internos e para inúmeras pessoas que ocorrem ao nosso hospital na área da reabilitação. As parcerias com os poderes públicos são fundamentais para a existência da instituição e para que nosso serviço seja prestado com excelência e dinamismo. A colaboração dos doadores é com certeza nosso grande auxílio para tudo aquilo que realizamos.
Blog - Qual, digamos, é o grande desafio da gestão da Vila hoje em dia para se manter cumprindo seu papel?
Ir. Michael - O grande desafio da gestão é renovar todos os dias a nossa missão que é: “Promover vida com excelência para a pessoa com deficiência, como expressão da ação evangelizadora da Igreja Católica.” Primeiro com todos aqueles que trabalham conosco. Depois com a sociedade de modo geral. Trazendo sempre os poderes públicos e as instituições privadas para atuarmos juntos numa grande corrente do bem.
Blog - A Vila tem hoje em dia algum novo projeto de serviço a ser oferecido à população?
Ir. Michael - Em 2025 teremos a grata satisfação de entregar em Trindade o novo prédio do centro de reabilitação CER III. Trata-se de uma obra moderna, que segue todos os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. Será possível nesse novo prédio ampliar em 30% o atendimento que hoje é realizado pela instituição. Estamos felizes em dar esse passo importante na saúde do estado de Goiás ampliando o atendimento que hoje é prestado há mais de 130 municípios. Além disso nossas unidades de longa permanência passam anualmente por reformas e adaptações seguindo os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.
Blog - Como vocês da gestão da Vila esperam que a entidade seja vista pela sociedade daqui a uma década, por exemplo?
Ir. Michael - A Vila existe graças a Providência de Deus. É Ele quem conduz essa instituição. De um pequeno abrigo, ao longo de sete décadas, nos tornamos a maior instituição filantrópica do Centro-Oeste. Acolhimento e internação de longa permanência, Centro de especialidades médicas, Centro de ensino Especial, Centro de reabilitação físico auditivo e intelectual. Ao longo do tempo estamos modernizando e ampliando nosso atendimento. Na preparação dos 75 anos da instituição nosso projeto é fazer um reposicionamento no mercado. Em primeira mão, posso lhe apresentar: seremos o Complexo São Cotollengo - Saúde, Educação e Assistência Social. Estamos trabalhando para modernizar o nosso atendimento buscando tecnologias de ponta, trazendo tudo isso para melhor atender o nosso público, cumprindo o nosso propósito de Cuidar com amor.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.